Ao Vivo

Estadão

Saiba tudo sobre a Black Friday 2013

Acompanhe a cobertura ao vivo da Black Friday

A Black Friday se consolidou como a data mais importante para o comércio eletrônico no Brasil. Em 2013, o comércio eletrônico fatura R$ 770 milhões no evento. Edição deste ano superou as expectativas do segmento, com crescimento de 217%, segundo a consultoria E-bit.

Reportagem: Bianca Pinto Lima, Cley Scholz, Gustavo Santos Ferreira, Mariana Congo e Yolanda Fordelone, do Economia & Negócios

ACOMPANHE AO VIVO

Atualizar
  • 18h25

    02/12/2013

    Black Friday no Brasil: Comércio eletrônico fatura R$ 770 milhões na Black Friday em 2013. Edição deste ano superou as expectativas do segmento, com crescimento de 217%, segundo a E-bit. Leia mais em: http://oesta.do/1eQ7Naq

  • 17h57

    30/11/2013

    Black Friday nos EUA: O dia de grandes liquidações não terminou bem para o Papai Noel. Na cidade de Ontário, na Califórnia, o funcionário do Walmart Karl Hilgert se fantasiou na sexta-feira para protestar contra as condições de trabalho na rede varejista. Cerca de 100 trabalhadores do hipermercado aproveitaram a data para exigir melhorias trabalhistas. Hilgert e outras nove pessoas chegaram a fechar uma rua da cidade e foram presas após se recusar a sair do meio da rua.  

    Reuters

    AP

    AP

    AP

  • 22h24

    29/11/2013

    Black Friday Brasil:  Vendas crescem e reclamações também aumentam: http://oesta.do/IltsMz 

    Se neste ano a missão das empresas na Black Friday era apagar a imagem de “Black Fraude”, para 2014, ganharam mais uma tarefa: turbinar sua infraestrutura para que os sites possam dar conta de atender à multidão de pedidos, cerca de 1 milhão, segundo estimou a E-bit.

    “A principal reclamação, disparado, era que as pessoas nem sequer conseguiam acessar os sites das empresas, que caíam ou ficavam fora do ar”, afirma Maurício Vargas, presidente da instituição. Até o fim da tarde desta sexta-feira, o Reclame Aqui estimava receber 10 mil reclamações ao longo das 24 horas do evento. (Anna Carolina Papp, do Estadão)

  • 19h34

    29/11/2013

    Black Friday no Brasil: O desconto médio praticado pelas lojas que participam da Black Friday 2013 no Brasil ficou na casa dos 20%, de acordo com a consultoria de e-commerce Sieve. 

    De acordo com a ClearSale, empresa do setor de vendas na internet, as vendas virtuais movimentaram cifras de R$ 174 milhões. Nas primeiras 12 horas de evento, os brasileiros fizeram mais de 410 mil pedidos de compra pela internet. Os segmentos mais procurados pelos consumidores, em ordem de preferência, foram: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e games.

    Esta edição da Black Friday está sendo marcada por recordes negativos. As empresas mais reclamadas, de acordo com o site Reclame Aqui, bateram seus acumulados diários de queixas.

    Mas, de acordo com Alberto Serrentino, consultor de varejo da Gouvêa de Souza, o balanço parcial ainda assim é positivo.

    "Sempre vão ter reclamações de falsas promessas e as empresas vão ser punidas pelo consumidor, é inevitável", diz. Apesar disso, afirma Serrentino, a Black Friday no Brasil veio para ficar.

    "Não temos a ligação cultural dos Estados Unidos com a data, não comemoramos o Dia de Ação de Graças como eles. Mas o sincronismo e a adesão das empresas e o investimento em propagandas também das lojas físicas neste ano representam evolução muito rápida de um evento que está apenas em sua quarta edição no País", diz ele. 

  • 17h39

    29/11/2013

     



    'BLACK BOVESPA': O mercado financeiro também tem pechinchas que podem ser aproveitadas em tempos de Black Friday. Quem quiser usar o 13º salário para investir na Bolsa pode dar o primeiro passo observando as ações das empresas que estão subavaliadas pelo mercado.

    O economista Einar Rivero, da consultoria Economatica, elaborou uma lista das ações consideradas pechinchas, isto é, aquelas cuja soma resulta em um valor abaixo do valor patrimonial da companhia. Veja o ranking completo.  (Foto: Marcio Fernandes/Estadão)

  • 17h35

    29/11/2013

    Black Friday nos EUA: Pelo visto, não só a equipe de vendedores do Walmart nos Estados Unidos teve de ser reforçada. A de seguranças também deve ter merecido algum incremento. Mais um bate boca entre consumidores numa das lojas da empresa, flagrado pelo celular de um internauta: 

  • 17h19

    29/11/2013

    Black Friday no Brasil: Nesta sexta-feira, em média, a cada 20 segundos uma pessoa tem consultado um CNPJ no site da Serasa. De acordo com a instituição, o movimento é atribuído aos maiores cuidados do consumidor brasileiro, preocupado em não ser passado para trás. Ainda outras precauções podem ser tomados para não comprar gato por lebre nesta sexta. Clique aqui e saiba mais: http://oesta.do/IrgqNahttp://


  • 16h40

    29/11/2013

    Black Friday nos EUA: Estas consumidoras americanas não se entenderam muito bem na área do Walmart destinada à venda de roupas, nos Estados Unidos. Veja o vídeo: 

  • 16h36

    29/11/2013

    Black Friday nos EUA: Em todas as lojas visitadas em Nova York, a presença de brasileiros era grande. O principal interesse dos brasileiros são eletrônicos, como tablets, laptops e vídeo games. Roupas e brinquedos também foram citados pelos turistas entrevistados. Dois casais da Bahia, que preferiram não se identificar, disseram que estão aproveitando as férias na cidade para comprar "de tudo", incluindo o enxoval do bebê.

    "Está inviável comprar qualquer coisa no Brasil", disse uma das brasileiras, destacando que um brinquedo que comprou em Salvador no começo do mês por R$ 115 achou aqui (nos EUA) por cerca de R$ 35. (Altamiro Silva Júnior, de Nova York)


     



    (Foto: AP)

  • 16h33

    29/11/2013


    (Foto: AP)

    Black Friday nos EUA: As filas e lojas movimentadas em outras partes dos EUA são destaques na televisão norte-americana nesta sexta-feira. Em algumas lojas do Walmart, houve até briga pelos produtos mais baratos. Em uma delas, um homem foi esfaqueado em uma briga por uma vaga no estacionamento no estado de Virginia. Os dois envolvidos foram presos. (Altamiro Silva Júnior, de Nova York)

  • 16h24

    29/11/2013

    Black Friday no Brasil: "Se todos os indicadores se mantiverem como nas últimas 12 horas, a Black Friday 2013 terá sucesso absoluto, quebrando todos os recordes de vendas em um único dia", afirma Pedro Guasti, diretor geral da E-bit, em nota. Ou seja, não só de recordes negativos deve ficar marcada esta edição. 

  • 16h22

    29/11/2013

    Black Friday no Brasil: Estava previsto pela consultoria E-bit faturamento de R$ 390 milhões neste ano durante as promoções no País - 60% acima dos R$ 244 milhões de 2012. Mas os número atuais já dão conta de que o resultado de 2013 será de perto do dobro do obtido na última versão. 

  • 16h16

    29/11/2013

    Black Friday no Brasil: Se, por um lado, as empresas já estão batendo recordes de reclamações nesta sexta-feira, por outro, também superam as melhores expectativas para a data. De acordo com a consultoria E-bit, o faturamento das lojas devem ser o dobro do esperado para a versão 2013 do evento. 

  • 15h59

    29/11/2013

    Black Friday nos EUA: Há quem diga que a televisão perder espaço na sala de estar das famílias. Mas a gana enlouquecida destes consumidores americanos na Black Friday, numa loja do Walmart, contradiz a teoria. Veja só:


     

  • 15h31

    29/11/2013

    Black Friday no Brasil: O tumblr "O Friday Fiasco" reúne relatos de consumidores sobre falsos descontos. Para participar, o consumidor deve fazer um print da página de anúncio do produto, enviar uma descrição do caso e o link da compra. 

  • O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.