Sexta-feira, 8 de Novembro de 2002, 16:57 | Online

Brasil Telecom incentiva pagamento de dívidas

Os clientes inadimplentes da Brasil Telecom podem regularizar sua situação até 31 de dezembro. A chamada "Campanha de Natal" chega a propor descontos de até 80%. As propostas de desconto dependem de quando a dívida foi contraída.

A Brasil Telecom - operadora de telefonia fixa nas regiões Centro-Oeste, Sul e parte da região Norte - lançou uma campanha para que os clientes inadimplentes há mais de seis meses regularizem sua situação. A chamada "Campanha de Natal" - que começou esta semana e vai até 31 de dezembro - pretende recuperar o crédito de aproximadamente um milhão de devedores. Os descontos dependem do período em que o consumidor está inadimplente, mas podem chegar a 80% (veja na tabela abaixo).

A empresa informa que esses clientes tiveram suas linhas telefônicas cortadas e o nome enviado ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e Serasa por causa da dívida. Com a renegociação ou o pagamento integral do débito, o nome deverá ser retirado da lista "negra" em até 48 horas, depois de identificado o pagamento. "A reabilitação do crédito permitirá que esses consumidores realizem suas compras de Natal", afirma o gerente de arrecadação e cobrança da Brasil Telecom, Eduardo Tambellini.

O mesmo não acontece com a linha telefônica. Se o consumidor quiser tê-la novamente, deverá pedir uma nova assinatura e pagar a tarifa de habilitação, cujo valor depende de cada região. Isso acontece porque a Brasil Telecom rescinde o contrato de quem estiver inadimplente por mais de 90 dias. Vale lembrar que atrasos no pagamento superiores a cinco anos devem ser retirados automaticamente do SCPC e Serasa, mas não impedem que a empresa decida cobrar a dívida na Justiça.

Eduardo Tambellini informa ainda que os clientes inadimplentes receberão uma carta com a proposta de negociação e uma ficha de compensação em que deverá ser feita a opção de pagamento. Eles poderão quitar seus débitos em qualquer agência bancária. Caso não concordem com a proposta, podem procurar a empresa e renegociá-la. Como alguns clientes estão com a ficha cadastral desatualizada, a empresa recomenda ligar no 0800-643-0020.

Também os devedores com atraso inferior a seis meses podem procurar a Brasil Telecom para renegociar suas dívidas, orienta o gerente da empresa. "Porém, essas dívidas com menos de 180 dias não terão descontos, apenas a possibilidade de parcelamento." A expectativa da Brasil Telecom é de que 5% de seus clientes recuperem o crédito nesta campanha, uma vez que os valores atrasados são elevados.



Tempo de atraso

Desconto no
pagamento à vista

Desconto no
pagamento parcelado


180 a 365 dias

40%

30%


1 a 2 anos

50%

35%


2 a 3 anos

55%

40%


3 a 4 anos

65%

45%


4 a 5 anos

70%

55%


Mais de 5 anos

80%

60%



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