Quinta-feira, 14 de Novembro de 2002, 08:13 | Online

Previdência fornecerá cartão magnético

Recolhimento mensal será automático, sem necessidade do preenchimento de guias

Assim como os aposentados e pensionistas, os contribuintes individuais da Previdência Social também passarão a ter seu cartão magnético para fazer o recolhimento automático das contribuições mensais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Cartão de Arrecadação do Contribuinte Individual, Doméstico e Facultativo, como está sendo chamado, substituirá a Guia da Previdência Social (GPS) impressa e será fornecido aos autônomos, empresários, empregadas domésticas, donas de casa, estudantes, desempregados e demais pessoas inscritas no INSS, como síndicos ou contribuintes ausentes do País que fazem o recolhimento por meio de terceiros.

O superintendente do INSS em São Paulo, José Serapião Júnior, explica que no cartão constará o nome do segurado, o Número de Identificação do Contribuinte (NIT) e o código de pagamento, de acordo com a categoria do trabalhador na Previdência Social (autônomo, empresário, empregada doméstica, etc.).

"Para pagar a contribuição, bastará o segurado apresentar o cartão no caixa, que estará interligado com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), da Previdência Social, em que constam os dados dos contribuintes, como o número do cadastro no INSS e o valor da contribuição. Automaticamente, no ato do pagamento, será emitido um comprovante com todas as informações sobre o trabalhador e o valor do recolhimento", explica o superintendente.

Conforme Serapião, se quiser mudar de classe de contribuição ou, então, elevar o valor do recolhimento, bastará que o segurado comunique os novos dados ao caixa no ato do pagamento. As alterações serão feitas automaticamente.

Ao todo, serão fornecidos 5,3 milhões de cartões, volume correspondente ao total de contribuintes individuais. Serão entregues, de início, 120 mil cartões por mês, começando pelos contribuintes que residem nas regiões Norte e Nordeste. Nesta primeira etapa, os segurados dessas regiões poderão fazer o pagamento com o uso do cartão apenas nas agências dos Correios.

No Estado de São Paulo e nas demais regiões do País, o cartão começará a ser distribuído a partir de fevereiro. O cartão também poderá ser solicitado por meio da página da Previdência na internet (veja link abaixo) ou pelo Prevfone (0800-78-0191).

:

    Publicidade: