Terça-feira, 6 de Abril de 2004, 12:42 | Online

USP Leste terá ciclo básico comum aos 12 cursos

Primeiro ano terá disciplinas comuns. Grupos de cursos diferentes terão Formação Científica por meio de Resolução de Problemas

O novo campus Leste da Universidade de São Paulo (USP) terá importante diferença em relação ao tradicional campus Oeste, na Cidade Universitária: um Ciclo Básico obrigatório para todos os alunos dos 12 cursos que terão início em fevereiro de 2005. A Comissão de Implantação da USP Leste defendeu a exigência lembrando que é preciso aproveitar a “diversidade de interesses pessoais e acadêmicos de alunos e docentes” que estarão reunidos no novo campus.

“O que está em jogo é o modelo de universidade que se pretendia fazer”, diz a pró-reitora de Graduação da USP, Sonia Penin. Para ela, se o modelo de universidade proposto para a USP Leste exigia que diferentes áreas do conhecimento “estivessem juntas”, o ponto de partida só poderia ser a obrigatoriedade do ciclo básico.

Três eixos

Em janeiro, a Coordenação-Geral do Projeto USP Leste concluiu o documento Projeto do Ciclo Básico. Por esse texto, o primeiro ano dos 12 cursos da USP Leste obedecerá a um ciclo comum a todos os alunos a partir de três eixos: Formação Introdutória, que inclui as disciplinas específicas de cada carreira; Formação Geral, com seis disciplinas de formação básica; e uma inovação – a exigência de cursar, com 4 horas/aula semanais, a área de Formação Científica por meio de Resolução de Problemas.

Nessa área, segundo a comissão, os alunos devem cumprir as tarefas em pequenos grupos, sempre interdisciplinares, misturando alunos dos 12 cursos, orientados por um professor. Nessa área, os alunos “cumprem passos”.

O primeiro deles é encontrar e discutir um problema que não tenha resposta simples. Os projetos de iniciação científica, igualmente obrigatórios, devem nascer da tentativa de resposta desse “problema”.

”Confluência de competências”

Sonia Penin afirmou que, embora o mercado de trabalho peça cada vez mais o que chamou de “confluência de competências” (por exemplo, a Medicina pede cada vez mais a ajuda dos engenheiros), a intersecção de conhecimento fica sempre para a pós-graduação. Segundo Sonia, essa intersecção precisa ser “construída e exigida desde a graduação”. E, porque este é o princípio constitutivo dos novos cursos da USP Leste, “é preciso valorizar o Ciclo Básico”.

A professora Myriam Krasilchik, da Faculdade de Educação, afirmou que o esforço de incentivar a pesquisa na USP Leste tem base no que é mais novo e relevante na literatura internacional sobre formação universitária: “A transformação do aluno superficial em aluno profundo.”

Para a ela, o aluno superficial apenas estuda para “atender a demandas externas”, enquanto o profundo “atende a demandas internas” e por isso procura outras fontes de conhecimento. A professora insistiu que o melhor meio de formar esse “tipo de descontente com o que já sabe” é por meio da pesquisa em grupo interdisciplinar. Na USP Leste, assegurou Myriam, “queremos criar o maior número possível de alunos profundos”.

Professores

O professor Celso de Barros Gomes, chefe de Gabinete da Reitoria, disse que o Projeto USP Leste prevê a contratação de docentes, embora “o Núcleo Criador admita a transferência de docentes da Oeste”. Não há ainda, segundo ele, nenhum número consolidado quanto a contratações.

A chefia de Gabinete trabalha com dois cenários para discussão e aprovação do Projeto USP Leste no Conselho Universitário, instância máxima de deliberação na USP: as reuniões previstas para 11 ou de 14 de maio, ou com a convocação de reunião extraordinária do conselho, no final de junho, com essa pauta específica.

As disciplinas comuns do ciclo básico:

Ciências da Natureza - Origem, organização e evolução da matéria; avanços científicos na utilização de recursos naturais

Tratamento e análise de dados - Processos de coleta de dados e possibilidades de interpretação; idéias básicas de metodologia estatística

Psicologia, Educação e temas contemporâneos - O papel da Psicologia na compreensão dos fenômenos do desenvolvimento humano, da aprendizagem e das relações interpessoais

Antropologia e multiculturalismo na sociedade contemporânea - Convivência das diversidades socioculturais

Sociedade, meio ambiente e cidadania - Desenvolvimento de consciência crítica e prática cidadã

Arte, Literatura e Cultura no Brasil - Formação cultura brasileira e estudo de linguagens artísticas e estéticas
:

    Publicidade: