Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2006, 15:09 | Online

Fábricas anunciam chocolate saudável; cientistas duvidam

É o desejo de todo chocólatra que seu doce favorito pudesse ser saudável, de alguma forma. Agora, as fábricas de chocolate alegam que o desejo foi atendido. A Mars Inc., produtora dos doces Milky Way, Snickers e M&M´s, pretende lançar, no mês que vem, uma nova linha de produtos feita com um chocolate escuro que, a empresa alega, traz benefícios para a saúde.

Chamados de CocoaVia, os produtos são feitos com um tipo de chocolate escuro rico em flavonóides, um antioxidante encontrado no cacau que, acredita-se, tem um efeito similar ao da aspirina e pode até diminuir a pressão sanguínea. Os petiscos ainda são enriquecidos com vitaminas e com esteróides de soja que baixam o colesterol.

Mas cientistas são céticos quanto ao uso do chocolate para fins medicinais e especialistas alertam que ele não substitui uma dieta saudável.

"É arriscado sugerir que o chocolate é um alimento saudável", disse Bonnie Liebman, diretora nutricional do Centro para o Interesse Público em Ciência.

Pesquisas recentes não conseguiram estabelecer uma ligação entre os flavonóides e uma redução no risco de câncer ou doença do coração, ela disse. E com a obesidade sendo um sério problema nos EUA "a última coisa que precisamos é que os americanos pensem que podem comer mais chocolate".

Outras empresas fabricantes de chocolate já começaram a divulgar a presença de flavonóides contidos em seus chocolates escuros, como o Hershey´s Extra Dark.

O chocolate escuro, que contém mais flavonóides que o normal, é o segmento que mais cresce no mercado de chocolate, que rende US$10 bilhões ao ano.

Norman Hollenberg, professor na Escola de Medicina de Harvard, disse, em um simpósio recente, que os Índios Cuna do Panamá, que tomam uma bebida derivada do cacau rica em flavonóides, têm 10% a menos de risco de morrer de ataques do coração e 20% a menos de risco de morrerem de câncer que os outros habitantes do Panamá. Mais estudos são necessários para determinar se é o consumo de cacau ou outros fatores que os deixam mais saudáveis, disse Hollenberg.

A Wellness Letter, uma newsletter sobre saúde e bem estar publicada pela Universidade da Califórnia, avaliou o CocoaVia e aconselhou os leitores a consumirem os petiscos por prazer, mas não como alimento saudável.

"Os benefícios do CocoaVia ainda não foram provados", disse a newsletter. "Só o coma se você gostar dele e está disposto a pagar o alto preço que é cobrado".

Segundo a newsletter, frutas e vegetais ainda são a melhor fonte dos antioxidantes encontrados no chocolate escuro, e também contêm vitaminas, minerais, fibras e substâncias vegetais que não são encontrados no chocolate.
:

    Publicidade: