Preocupação com a segurança na indústria de tratamentos térmicos

Guias Oesp

19 Julho 2012 | 09h15

A indústria automotiva e aeroespacial possui uma vasta quantidade de itens que requerem tratamentos térmicos de endurecimento, sendo que a grande maioria deles  é tratada em fornos com atmosfera controlada de gases, que garantem excelente uniformidade e repetibilidade de resultados.

Os insumos utilizados na operação desses equipamentos são gases e óleos que possuem componentes combustíveis e tóxicos.  A experiência mostra que falhas no sistema de segurança ou operação inadequada desses equipamentos podem gerar acidentes de grande proporção, envolvendo perdas financeiras e principalmente vitimando trabalhadores.


A Itaraí Metalurgia, sempre preocupada com esse assunto, apresentou no mês de junho passado, um trabalho sobre o assunto na VI Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico em Atibaia, SP.

O projeto apresentou uma análise dos principais riscos de acidentes, como explosão, incêndio e intoxicação e medidas de segurança, simples e complexas, para o funcionamento correto e seguro desses tradicionais e confiáveis equipamentos.

VI Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico em Atibaia - SP

“O funcionamento aparentemente simples gera nos operadores a falsa impressão de total controle sobre o mesmo e também de que não existem riscos envolvidos” – informa o Eng. Carlos Humberto Sartori, Gerente Industrial da Itaraí Metalurgia.

A primeira parte do trabalho também foi divulgada na coluna “Meio Ambiente e Segurança” da edição de junho da Revista Industrial Heating, a mais importante publicação do segmento.

Os diversos pontos apresentados no trabalho mostram que fornos para tratamentos térmicos são extremamente perigosos quando operados ou mantidos por profissionais sem preparo ou sem responsabilidade.

O trabalho completo e matéria publicada na revista Industrial Heating encontram-se disponíveis para download no site da Itaraí Metalurgia, em www.itarai.com.br, clicando na seção Novidade e Catálogos/Artigos.

Sobre a Itaraí

Consolidada no mercado de tratamentos térmicos, a Itaraí Metalurgia tornou-se conhecida por desenvolver trabalhos sérios e sempre buscar a excelência nos serviços executados e no atendimento disponibilizado aos seus clientes.

Com uma equipe técnica com mais de 20 anos de experiência em tratamentos térmicos, a Itaraí Metalurgia está sempre disposta a fornecer orientações técnicas e recomendações aos seus clientes. Os engenheiros da empresa auxiliam os clientes na escolha de materiais, definição de tratamentos térmicos e análise de desempenho de componentes.

A equipe comercial da Itaraí Metalurgia é responsável pelas visitas aos clientes e viabilização dos serviços de tratamento térmico, que podem ser simples ou bastante customizados dependendo das especificações e necessidades dos nossos clientes.

Na Itaraí Metalurgia, os ciclos de tratamento térmico seguem padrões estabelecidos em normas internacionais de processamento térmico como a ASM, AMS e SAE.

Contando com gerador próprio, que garante o funcionamento ininterrupto de nossos processos em caso de falta de energia, a Itaraí Metalurgia oferece aos seus clientes a tranquilidade e garantia da qualidade dos serviços e entrega no prazo combinado.

Dedicação, seriedade e comprometimento com o cliente, é assim que a Itaraí Metalurgia oferece ao mercado toda sua capacidade e versatilidade em serviços de tratamento térmico, com preços competitivos e elevada qualidade.

Quer saber mais sobre a Itaraí Metalurgia, acesse o site da empresa www.itarai.com.br.