_Geral
terça-feira, 2 de dezembro de 2008, 19:40 | Online
Santa Catarina terá mutirão para emissão de documentos
Projeto começa nesta quarta-feira pela cidade de Blumenau, uma das mais afetadas de todo o Estado
Agência Brasil

Veja também:
Mais de 5,5 mil imóveis continuam sem luz
Situação de solo não mudou em SC, diz IPT
Desvio é feito na principal ligação entre PR e SC
Como ajudar as vítimas das chuvas em SC
IML divulga lista de vítimas identificadas
Repórteres relatam deslizamento em Ilhota
Mulher fala da perda de parentes em SC
Blog: envie seu relato sobre as chuvas ![]()
Veja galeria de fotos dos estragos em SC
Tudo sobre as vítimas das chuvas
A iniciativa é do Instituto Geral de Perícia (IGP) da Secretaria de Segurança de Santa Catarina. Segundo Maria da Graça Perico, papiloscopista responsável pelas ações de cidadania do IGP, a documentação é fundamental, tanto para que as pessoas retomem sua rotina, quanto para que possam ser incluídas em programas de auxílio à vítimas.
Uma equipe de 13 pessoas vai trabalhar na coletar dados e impressões digitais dos cidadãos para entregar os documentos no menor prazo possível. "Nossa equipe vai fazer todos os registros manualmente, depois levaremos para Florianópolis para digitalizar os dados. Normalmente, o prazo para a entrega da carteira de identidade é 10 dias. Nós vamos tentar antecipar para 2 ou 3 dias", informou a papiloscopista.
Ela explicou que, em situações normais, é necessário apresentar certidão de nascimento ou de casamento, além de duas fotos 3x4, para encaminhar a segunda via da carteira de identidade, mas devido à situação de emergência, o IGP está buscando formas de contornar a falta dos documentos, como incluir os cartórios das cidades no mutirões para que providenciem a segunda via das certidões.
"Muita gente perdeu tudo. Sabemos que nem todo mundo tem a certidão de nascimento em mãos. Foi uma coisa descomunal [as chuvas de Santa Catarina], a gente não sabe mais o que fazer para ajudar essa população ", afirmou.
Em Blumenau, o mutirão será realizado de 9 às 18 horas, na Secretaria Distrital do Garcia. Também amanhã serão definidos os próximos municípios em que a iniciativa será desenvolvida. "Estamos decidindo com as prefeituras, a Polícia Civil e a Defesa Civil dos municípios. Vamos dar prioridade às áreas mais atingidas", disse Maria da Graça.
Tags:
chuvas em SC,
vítimas das chuvas,
documentos,
RG
O que são TAGS?