São Paulo
quinta-feira, 16 de agosto de 2007, 17:31 | Online
Sabesp interrompe fornecimento de água no final de semana
Problema no Sistema Cantareira faz com que válvula seja trocada e para isso terá de esvaziar as tubulações
Naiana Oscar, do Jornal da Tarde
A manutenção será realizada na Estação Elevatória de Santa Inês, onde quatro bombas fazem a água, vinda das represas de Jaguari, Cachoeira, Atibainha e Juqueri, transpor a Serra da Cantareira e chegar à estação de tratamento de Guaraú. Normalmente, a Sabesp trabalha com três válvulas por semana, enquanto uma passa por manutenção.
A Sabesp vai aproveitar a parada do sistema para fazer outros reparos na rede, como manutenção elétrica e lavagem de reservatórios - serviços que também resultariam em falta de água para a população. "Fizemos um planejamento detalhado, de modo a que esses reparos não afetem o tempo previsto para finalizar o serviço principal", disse o superintendente de produção de água da Sabesp, Hélio Luiz de Castro.
Para reduzir os danos à população que recebe água do Sistema Cantareira, responsável por abastecer 50% da região metropolitana, a Sabesp vai aumentar a produção dos Sistemas Guarapiranga e Alto Tietê. Cerca de 500 mil pessoas, nas regiões sul e leste, serão poupadas da falta de água por conta desse reforço.
Antes que o abastecimento seja cortado, os reservatórios ficarão cheios para garantir o fornecimento a hospitais, penitenciárias e terminais rodoviários. "Vamos fazer um direcionamento para esses locais e, se não for suficiente, mandaremos caminhões-pipa", disse Castro.
Veja onde não haverá abastecimento
Na Capital: Cambuci, Consolação, Jd. América, Sacomã, Sumaré, Pacaembu, Pirituba, Santana, Casa Verde, Vila Nova Cachoeirinha, Freguesia do Ó, Brasilândia, Tucuruvi, Edu Chaves, Vl. Maria, Jabaquara, Vl. Do Encontro, Vl. Fachini, Arthur Alvim, Cangaíba, Penha, Itaquera, Tatuapé, Vl. Matilde, Vl. Nhocuné, Cohab I, Cid. AE Carvalho, Carrão, Mooca, Jaguaré, Butantã, Rio Pequeno, Lapa, Barra Funda e Pinheiros.
Na Grande São Paulo: Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Santana do Parnaíba, Guarulhos e São Caetano do Sul. As listas dos bairros, nessas cidades, podem ser obtidas com a empresa municipal de água. Mais informações no site da Sabesp.
Tags:
água,
Sabesp
O que são TAGS?