Conteúdo Patrocinado

Fórum Inclusão em Foco debaterá a potência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Evento será promovido pela Arcos Dorados, responsável pela operação do McDonald’s no Brasil e América Latina, para impulsionar o tema em prol de avanços na sociedade. Inscrições abertas.

PUBLICIDADE

Por Arcos Dorados
Atualização:
5 min de leitura

No mês de celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (data criada em 1992 pela ONU), a Arcos Dorados, companhia responsável pela operação do McDonald’s no Brasil e em 19 países da América Latina e Caribe, realiza a primeira edição do Fórum Inclusão em Foco.

O evento gratuito acontecerá no dia 5 de dezembro no Teatro Renaissance, em São Paulo, promovendo uma conversa essencial para o atual contexto de empregabilidade mundial: a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Leia também

Fábio Sant'Anna - Divulgação Foto: Divulgação

Continua após a publicidade

Vozes ativas ligadas ao setor inclusivo, como especialistas, representantes de empresas e influenciadores terão a oportunidade de trocar ideias sobre questões pertinentes à superação de preconceitos e à construção de novas oportunidades.

Participantes do Fórum

O Fórum terá como um dos participantes o executivo Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Divisão Brasil da Arcos Dorados. Fábio comenta a importância de reunir os principais atores dessa temática na sociedade. “Tem muita gente contribuindo por uma sociedade mais inclusiva, mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Reunir mais aliados à essa causa e debater esse tema são essenciais para que, juntos, possamos gerar impacto nas pessoas, organizações e sociedade. Nós, da Arcos Dorados, queremos ser um dos motores desse processo e receber parceiros e outras empresas para promover essa conversa, que ratifica o nosso compromisso com a inclusão das pessoas com deficiência não só no nosso setor, mas em todo o mercado de trabalho”.

Continua após a publicidade

Divulgação Foto: Divulgação

Além de representantes da Arcos Dorados, também farão parte das discussões convidados da Meta, da Bayer e do Instituto Jô Clemente, parceiro do McDonald’s na inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Os palestrantes se dividirão entre painéis como o “Desbravadores da Inclusão”, que tratará desde a realidade das pessoas com deficiência, passando pelos projetos de empresas que incentivam a empregabilidade, até a experiência desses profissionais depois da contratação, com discussões sobre o acolhimento e a capacitação oferecida. Em outro momento do evento, influenciadores digitais se reunirão no palco para discutir suas carreiras e o uso das plataformas para ampliar a visibilidade dessas pessoas e combater o capacitismo.

A mediação do Fórum será do jornalista Luiz Alexandre Souza Ventura. Autor do Blog Vencer Limites, do Estadão, ele enfrenta uma neuropatia sensitiva e motora que afeta os músculos do corpo inteiro. “Minha participação neste evento é uma honra. Sei muito bem que a estrutura oferecida pelo McDonald’s para os funcionários com deficiência, principalmente com deficiência intelectual, é um diferencial, uma referência para o mercado de trabalho brasileiro e para o mundo”, afirma o jornalista.

Continua após a publicidade

Serviço:

Fórum Inclusão em Foco

Data: 05/12/2022, a partir das 8h30

Continua após a publicidade

Local: Teatro Renaissance

Alameda Santos, 2233 - Jardim Paulista, São Paulo – SP

Evento Gratuito

Continua após a publicidade

Link para inscrição: https://forms.office.com/r/ZqxMQTGfV4

Pioneirismo na inclusão

A iniciativa de realizar um evento para discutir o assunto vem da importância que a inclusão de pessoas com deficiência tem na história da atuação social da Arcos Dorados. Atualmente, a empresa possui cerca de 1.500 funcionários com diferentes tipos e graus de deficiência, sendo mais de 70% com deficiência intelectual, e é uma das empresas que mais oferece oportunidades de primeiro emprego e capacitação a esse público. Inclusive, foi pioneira na inclusão de pessoas com deficiência, com um programa idealizado antes mesmo da Lei de Cotas de 1991, tornando-se referência no compromisso de inclusão, acolhimento e qualificação profissional.

Continua após a publicidade

FR47 SÃO PAULO 11/09/2012 - OE PORTAL - BLOG - Foto do Luiz Ventura, para o blog do Estadão. FOTO: FELIPE RAU/AE Foto: FELIPE RAU

Uma das várias iniciativas da Arcos Dorados é a da “Inclusão Além da Cota”, que ganhou o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, em 2021, pelo trabalho realizado nos restaurantes da cidade. Não é a primeira vez que a companhia alcança esse tipo de conquista. A empresa também já recebeu o Reconhecimento Global da ONU por Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência.

Para a companhia, o debate sobre a empregabilidade dessas pessoas também precisa levar em consideração a vivência delas fora do ambiente de trabalho, suas famílias, além dos desafios contra o capacitismo e pela ampliação da acessibilidade.

A Receita do Futuro da Arcos Dorados

Todos os compromissos, metas e iniciativas socioambientais da Arcos Dorados estão consolidados em uma estratégia de ESG chamada a Receita do Futuro e a Diversidade e Inclusão é um pilar essencial dessa estratégia.

Para seguir avançando nesse compromisso e colocando o tema no centro das discussões, a companhia transformou a “área de RH” na “Diretoria de Gente, Diversidade e Inclusão”. Além disso, há alguns anos, criou o programa Cooltura de Serviço (trocadilho com a palavra “cool”, legal em inglês, e cultura), que incentiva que cada funcionário da empresa se sinta à vontade e seguro para se expressar conforme se identifica. Isso inclui todos os traços da individualidade, desde penteados no cabelo, o uso de maquiagem e acessórios, até nome no crachá. A filosofia é acompanhada do mote “geramos bons momentos sendo nós mesmos” e, junto à Política de Lugar de Trabalho Seguro e Respeitoso, contribui para que a empresa promova um ambiente acolhedor para seus colaboradores. Essa dedicação tem levado a Arcos Dorados a alcançar reconhecimentos, como no ranking da Great Place to Work de 2022, em que a companhia conquistou a 8ª posição entre as melhores empresas para se trabalhar, na categoria de organizações com mais de 10 mil funcionários.

Parcerias e iniciativas que geram resultados

Na agenda de ações inclusivas, além de promover o acesso ao mercado de trabalho, a Arcos Dorados oferece a promoção de equidade de oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional, por meio de treinamentos personalizados e adaptados, que capacitam os colaboradores com deficiência a desenvolver suas habilidades e alcançar seu máximo potencial.

Para que suas iniciativas tenham maior alcance e impacto social, a Arcos Dorados conta com o apoio de importantes parceiros estratégicos, como do Instituto Jô Clemente, do Instituto de Oportunidade Social e da Rede Cidadã de São Paulo que, juntos, mantém projetos para inserção no mercado de trabalho de pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.