Geral
segunda-feira, 31 de março de 2008, 13:51 | Online
Bolsas européias têm o pior trimestre desde 2002
Mercado reage à divulgação do índice de inflação da região, que sobe muito além da meta do BCE
Agência Estado
As ações do setor de telecomunicações caíram, após rebaixamento de recomendação do Morgan Stanley para a britânica Vodafone e previsões de maior pressão das autoridades reguladoras européias sobre as companhias do setor. As do setor de energia subiram.
Na Bolsa de Londres, o índice FT-100 fechou em alta de 9,2 pontos (0,16%), em 5.702,1 pontos. As ações da Shell subiram 1,70%, depois de a empresa anunciar grandes contratos para investimentos na área de informática; outras ações do setor de energia também subiram (BG +2,28%, BP +1,79%, Cairn Energy +1,14%).
No setor de telecomunicações, as ações da Vodafone caíram 3,89%, após rebaixamento de recomendação pelo Morgan Stanley. As ações da seguradora Friends Provident subiram 2,91%, depois de a empresa rejeitar uma oferta de aquisição de 3,5 bilhões de euros (US$ 7 bilhões) do fundo norte-americano de private equity JC Flowers. No setor de mídia, as ações da ITV caíram 6,77%, após rebaixamento de recomendação pelo UBS. No mês de março, o FT-100 acumulou uma queda de 3,10%. No ano de 2008, o índice acumula uma queda de 11,69%.
O índice CAC-40, da Bolsa de Paris, fechou em alta de 11,15 pontos (0,24%), em 4.707,07 pontos. A alta foi atribuída ao fato de o índice de atividade industrial dos gerentes de compras de Chicago, nos EUA, ter superado as previsões. Um trader disse que os volumes deverão ser reduzidos até o fim da semana. No setor de tecnologia, as ações da STMicroelectronics subiram 1,66%, em reação ao anúncio de uma joint venture entre a empresa e a norte-americana Intel. As ações da Pernod Ricard caíram 4,30%, em reação ao anúncio da aquisição da Vin & Spirit, da Suécia. No setor financeiro, as ações do Société Générale caíram 3,28%. No mês de março, o CAC acumulou uma queda de 1,74%; no ano de 2008, o índice acumula uma queda de 16,16%.
Em Frankfurt, o índice Xetra-DAX fechou em queda de 24,93 pontos (0,38%), em 6.534,97 pontos. Um trader disse que o índice chegou a cair a 6.429 pontos, mas recuperou terreno depois da divulgação do índice dos gerentes de Chicago; para ele, a cautela deverá prevalecer até o fim da semana, quando saem os indicadores norte-americanos mais importantes. As ações do Commerzbank caíram 1,64%, em meio a preocupações quanto a baixas contábeis do suíço UBS. As da Deutsche Telekom recuaram 1,59%. Em março, o DAX acumulou uma queda de 3,16%. Desde o início de 2008, o índice acumula uma queda de 18,99%.
A Bolsa de Milão fechou com o índice S&P-Mib em queda de 80 pontos (0,25%), em 31.616 pontos. Na Bolsa de Madri, o índice Ibex-35 fechou em queda de 173,40 pontos (1,29%), em 13.269,00 pontos. O índice PSI-20, da Bolsa de Lisboa, fechou em baixa de 50,13 pontos (0,48%), em 10.495,94 pontos.
Bovespa
Por aqui, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começou a semana volátil e só está conseguindo se manter no terreno positivo por mais tempo graças ao bom desempenho das suas blue chips Petrobras e Vale. O fato de ser o último pregão de março e virada de trimestre estimula algumas operações de window dressing - embelezamento de carteiras - mas esse efeito deverá ser melhor dimensionado perto do fechamento do pregão, segundo operadores.
O Ibovespa chega ao final do mês com perda acumulada no período de mais de 4%, o que, em tese, pode levar os investidores a melhorarem um pouco de suas carteiras. Às 15h21, o principal índice registrava variação negativa de 0,33%, refletindo também o comportamento favorável das bolsas em Nova York, mas que não inspiram muita firmeza.
Tags:
Mercados,
União Européia
O que são TAGS?