Geral
quinta-feira, 3 de abril de 2008, 12:02 | Online
Fed coloca fiscais dentro de bancos de investimentos
Ação pode significar início do papel ampliado do BC americano e de uma maior regulamentação para Wall Street
Regina Cardeal, da Agência Estado
Veja também:
Cronologia da crise financeira
Entenda a crise nos Estados Unidos
Veja os efeitos da desvalorização do dólar
Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, funcionários do Fed foram colocados nos bancos de investimentos Goldman Sachs, Morgan Stanley, Lehman Brothers, Merrill Lynch e Bear Stearns, que, recentemente, foi vendido para o banco comercial JPMorgan, em uma operação que contou com a ajuda do Fed. Todos estes bancos de investimentos revelaram que tomaram empréstimos do Fed desde que uma linha de financiamento emergencial foi temporariamente liberado no mês passado, com exceção do Merrill Lynch, que não disse se recorreu a estes recursos. Uma porta-voz do Merrill se recusou a comentar o assunto.
O papel do Fed está sendo ampliado em meio às críticas à comissão de valores mobiliários dos EUA (SEC), e sua supervisão do Bear Stearns antes do colapso do banco. A SEC é tradicionalmente o órgão regulador dos bancos de investimentos de Wall Street.
O projeto para modernizar a regulação dos mercados financeiros, apresentado na segunda-feira (dia 31) pelo Departamento do Tesouro, prevê a ampliação do papel do Fed. Naquele dia, o presidente do Fed, Ben Bernanke, se reuniu com o presidente da SEC, Christopher Cox, para discutir exames conjuntos, o que pode começar um processo para formalizar como as duas agências partilham informação.
Na quarta-feira, Bernanke disse que o Fed colocou examinadores nos bancos de investimentos e está trabalhando com a SEC para garantir que a posição financeira das firmas está adequada. "Queremos garantir que qualquer empréstimo que concedermos aos bancos de investimentos será feito em uma base adequadamente sólida", disse Bernanke.
Tags:
Crise nos EUA
O que são TAGS?