Geral

sexta-feira, 4 de abril de 2008, 21:32 | Online

Bradesco registra aquisição da Ágora Corretora

A Ágora, que atuou por mais de 15 anos, era a maior corretora do País em transações no sistema home broker

Isabel Sobral - AgÊncia Estado

BRASÍLIA - O Bradesco registrou nos três órgãos de defesa da concorrência, no dia 31 de março, a aquisição do capital da Ágora Corretora para o julgamento do impacto concorrencial da operação. No dia 6 de março, o Bradesco anunciou o pagamento de R$ 830 milhões por 100% do capital da corretora. O banco e os acionistas da Ágora celebraram naquele dia o "Instrumento Particular de Compromisso de Incorporação de Ações e Outras Avenças", considerado pelo sistema de defesa da concorrência o primeiro documento vinculativo do negócio.

 

Pela legislação antitruste, qualquer fusão ou aquisição feita por empresa de faturamento anual superior a R$ 400 milhões no Brasil ou que detenha mais de 20% de participação num determinado mercado deve ser submetida ao Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) no prazo máximo de 15 dias úteis a contar do primeiro documento relacionado à operação. Para ser julgada pelo conselho, a fusão terá que receber parecer das Secretarias de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda e de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça.

 

No registro consta que o negócio afeta serviços financeiros relacionados à corretagem de valores e de câmbio. A compra foi feita por meio do Banco Bradesco de Investimentos (BBI) e o valor da operação foi pago mediante a entrega, aos acionistas da Ágora, de uma quantidade de ações representando, aproximadamente, 8% do capital social do BBI. A Ágora se tornará subsidiária integral do BBI.

 

A Ágora, que atuou no mercado por mais de 15 anos, era a maior corretora do País em transações de compra e venda de ações por pessoas físicas pela internet (sistema home broker), com cerca de 29 mil clientes ativos. A compra permitirá ao Bradesco assumir a liderança em um segmento caracterizado por elevadas taxas de crescimento e grande concorrência.


Tags:  Bradesco, Ágora Corretora     O que são TAGS?