domingo, 28 de setembro de 2008, 15:28 | Online
Congresso dos EUA chega a acordo para resgate de US$700 bi
Câmara votará projeto nesta segunda; já no Senado, segundo fontes, votação não será antes de quarta-feira
Reutres e Agência Internacionais
Veja também:
Reino Unido vai estatizar o Bradford & Bingley, diz BBC
Obama e McCain indicam apoio a plano de resgate financeiro
Veja os principais pontos do pacote dos EUA ![]()
![]()
Confira os argumentos pró e contra o plano de resgate![]()
A Câmara dos Deputados votará o projeto na segunda-feira, disse o presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, o democrata Barney Frank. Já o Senado enfrenta problemas mais complexos para aprová-lo. "O mais cedo que o Senado pode trabalhar nisso é na quarta-feira", disse uma fonte, que preferiu não ser identificada.
Os líderes precisam determinar se algum senador está considerando obstáculos processuais para desacelerar o processo. Além disso, um feriado judaico irá parar os trabalhos na segunda-feira e eles serão retomados apenas na terça-feira.
"Nós fizemos um grande progresso. Entretanto, temos que colocar tudo por escrito para alcançar um acordo formalmente", disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, ao término de uma reunião no Congresso no começo da madrugada de hoje. Segundo a democrata, a Casa pode votar o projeto de lei neste domingo, e o Senado, na segunda-feira. A Casa Branca elogiou o esboço de um acordo.
Veja as principais linhas do acordo:
* Os 700 bilhões de dólares serão fornecidos em parcelas. Assim que a primeira de 250 bilhões de dólares for autorizada, o presidente pode requerer mais 100 bilhões de dólares. A parcela final de 350 bilhões de dólares pode ser liberada com uma nova movimentação do Congresso.
* Washington assumirá uma participação nas empresas que forem auxiliadas pelo programa, para que os contribuintes possam compartilhar os lucros das companhias se elas se recuperarem.
* Um novo painel do Congresso terá poder de supervisão sobre o plano e o secretário do Tesouro irá reportar-se regularmente aos parlamentares.
* Um limite de compensação será determinado para os chefes das empresas participantes do programa, para evitar pagamento excessivo e evitar que alguém se aproveite da ajuda do governo e depois deixe o cargo.
Tags:
MACRO,
PACOTE,
VOTACAO*
O que são TAGS?