Segunda-feira, 04 de agosto de 2008, 02:35 | Online


Manifestantes e policiais entram em confronto em Pequim

Grupo protestava próximo à Praça da Paz Celestial contra seu despejo por causa das obras olímpicas

AP e EFE

PEQUIM - Um grupo com cerca de 50 manifestantes entrou em choque com a polícia nesta segunda-feira, 4, próximo à praça da Paz Celestial. Eles protestavam contra seu despejo por causa das obras olímpicas.

 

linkAcompanhe a cobertura completa dos Jogos Olímpicos

 

Os manifestantes protagonizaram uma briga com a polícia no distrito histórico de Qianmen, ao sul da praça.  Eles afirmavam que a felicidade dos Jogos Olímpicos foi construída com a dor deles.

 

"Eles protestam porque não querem aceitar a compensação monetária que lhes ofereceram por suas casas, e desejam seguir vivendo nelas", assinalou um morador de uma região próxima a dos protestos, que acrescentou que "não ocorreram detenções".

 

O grupo alega que foi expulso de suas casas para que a área fosse reconstruída. O local foi reformado para ser uma zona comercial para empresas como a Nike, Starbuck e Rolex.

 

Aos moradores desalojados do distrito de Qianmen foram oferecidos 8.020 iuanes por metro quadrado (US$ 1.170), um preço muito abaixo do valor de mercado da zona, localizada no centro de Pequim.

 

Os manifestantes vivem próximo a um dos restaurantes mais famosos de Pequim, o Li Qun, um local histórico frequentado por diplomatas e altos funcionários estrangeiros em suas visitas à China.

Segundo a ONG Centro sobre os Direitos de Habitação e Desalojamentos (COHRE, na sigla em inglês), as obras realizadas pelos Jogos de Pequim forçaram o despejo de 1,5 milhão de pessoas na capital chinesa, número que é refutado pelas autoridades.

 

As manifestações no centro de Pequim são raras e geralmente detidas de imediato pela polícia. O governo chinês não quer nenhum tipo de protesto durante as Olimpíadas. Agentes de segurança estão espalhados por toda a cidade.


Tags:  Jogos Olímpicos, Pequim 2008, protesto,     O que são TAGS?