Quinta-feira, 21 de agosto de 2008, 04:53 | Online


Scheidt é o 1.º brasileiro a conquistar 4 medalhas seguidas

Atleta vibra com a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim na classe Star da vela

Redação

Scheidt consegue sua primeira medalha na Star

Divulgação/COB

Scheidt consegue sua primeira medalha na Star

SÃO PAULO - O velejador Robert Scheidt comemorou muito nesta quinta-feira a conquista de sua quarta medalha olímpica na carreira. Prata na classe Star ao lado de Bruno Prada nos Jogos Olímpicos de Pequim, ele já havia sido ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004 e prata em Sydney/2000 na Laser, tornando-se o primeiro brasileiro a levar medalhas em quatro edições consecutivas das Olimpíadas.

Veja também:
lista 
Scheidt e Prada conquistam a prata nos Jogos de Pequim

"Tivemos uma semana difícil, velejamos mal alguns dias, mas conseguimos nos recuperar, pois não deixamos nosso moral cair. A regata de hoje ('Medal Race') foi a da superação", afirmou, em entrevista ao SporTV.

Scheidt, que já conquistou 89 pódios em competições internacionais, nasceu em São Paulo e desde pequeno já demonstrava a habilidade para navegar.

O velejador paulista obteve seus grandes resultados na classe Laser. O primeiro de grande expressão foi o título mundial de 1995, mesmo ano em que levou o ouro nos Jogos Pan-americanos de Mar del Plata (Argentina).

Deste momento em diante, sua carreira decolou. Foram mais sete títulos mundiais, conquistados em 1996, 1997, 2000, 2001, 2002, 2004 e 2005, e mais dois títulos pan-americanos, em Winnipeg (Canadá), em 1999 e Santo Domingo (2003).

Nestes anos de sucesso, Scheidt ainda conseguiu duas vezes o ouro olímpico. O primeiro foi obtido nos Jogos de Atlanta, em 1996. O segundo veio somente em 2004, em Atenas.

Porém, ele não ficou de mãos vazias em Sydney, em 2000. Naquela competição, Scheidt conseguiu a prata, perdendo o primeiro lugar na última regata para o inglês Ben Ainslie.

Com a carreira vitoriosa e a conquista desta quinta, ele contribuiu para que a vela se tornasse o esporte mais vitorioso do Brasil em Jogos Olímpicos.

No entanto, veio o desafio de mudar de classe. O velejador deixou a Laser e optou por competir na Star ao lado de Bruno Prada, com quem conquistou o Campeonato Mundial de 2007, em Portugal.

Praticante de um esporte que, segundo ele mesmo, "jamais será popular como o futebol", Robert Scheidt ganhou a admiração e o respeito dos brasileiros e ainda teve o privilégio de conduzir a bandeira do país na abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim.

APRENDIZADO
Apesar de ser mais velho que Scheidt (37 e 35 anos), o velejador Bruno Prada disse que aprende muito com o companheiro e amigo de infância.

"É um prazer. Somos amigos desde criança, há 25 anos, e temos uma amizade que é importante para uma convivência diária como esta", assinalou.

Bruno Prada também destacou a experiência de velejar ao lado do parceiro. "Sou um cara competidor, seria muito complicado correr com alguém que não está na mesma rotação que eu. Ele é mais acelerado, estou sempre tentando buscar a intensidade dele e aprendendo bastante".

Essa parceria deve continuar nos Jogos de Londres, em 2012, segundo Scheidt revelou antes de iniciar a disputa em Pequim.

"A dupla não pensa apenas nestes Jogos. Queremos que esta seja uma passagem de um processo que dure muitos anos, incluindo Londres". (Com EFE)

Tags:  Robert Scheidt, Bruno Prada, Pequim 2008, vela, Olimpíadas vela, Olimpíadas,     O que são TAGS?