Domingo, 24 de agosto de 2008, 13:22 | Online
Presidente do COI diz que Pequim-2008 foi excelente
Jacques Rogge, entretanto, não convenceu quando o assunto foi liberdade de imprensa e direitos humanos
EFE

Veja também:
Balanço da Olimpíada de Pequim
"China estabeleceu padrões muito altos e será um desafio muito difícil a ser superado para Londres e as próximas cidades organizadoras. Minha esperança é que Londres tem capacidade para isso, e aí teremos alcançado nosso objetivo: que o Movimento Olímpico evolua", comentou.
Na entrevista coletiva final sobre os Jogos, o dirigente lembrou as conquistas como um acesso mais amplo à internet, permitido pelo duro regime chinês, e os cuidados ao meio ambiente mostrados durante todo o evento.
"Cada cidade teve sua marca. Atenas foi uma volta às raízes dos Jogos, aqui estamos na nação mais povoada da Terra e Londres será a cidade do país que fez as regras do esporte moderno. Londres também é uma cidade cosmopolita, multicultural e multirreligiosa", completou.
Rogge registrou também os poucos casos de doping durante a competição. "Até o momento só foram detectados seis positivos, mas os resultados ainda estão chegando e podemos ter mais", comentou o presidente do COI, lembrando os 12 incidentes deste tipo com atletas em Sydney-2000 e os 26 em Atenas-2004.
"Se aqui houve menos casos, é porque o efeito dissuasório funcionou com mais controles preventivos e também durante os Jogos. Passamos de 3.500 atletas em Atenas para 4.500 agora. Acredito firmemente que a maioria dos atletas está limpa e são poucos os que fazem coisas como esta, estragando a imagem do esporte", comentou.
Perguntado sobre as restrições de acesso à internet, o dirigente belga disse: "Sempre pedimos à China para que desse o mais amplo acesso possível. Quando descobrimos que alguns portais estavam fechados, agimos imediatamente", comentou.
"Sabemos que a situação não foi perfeita, mas devemos lembrar que melhorou muito se comparamos à situação de antes dos Jogos", completou.
Rogge se mostrou convencido de que o evento exerceu uma influência positiva neste aspecto, mas disse: "Não esqueçamos uma coisa, o COI não tem competência sobre a internet, e sim o Governo chinês".
Quanto às detenções de pessoas que protestavam pela falta de direitos humanos ou a situação no Tibete, assim como a recente detenção de duas idosas dissidentes e condenadas a um ano num campo de reeducação, Rogge afirmou: "Discutimos a questão com o Bocog e eles nos disseram que a lei chinesa foi aplicada, e isso é algo que temos de respeitar".
"O Governo chinês nunca prometeu que haveria zonas para manifestações. Foi o COI que pediu, embora não fizesse parte do contrato de obrigações assinado com a cidade organizadora. Sabemos que atos foram solicitados, mas nunca tivemos conhecimento de que eles realmente ocorressem", admitiu.
Rogge lembrou que a China avançou muito em questões relativas ao meio ambiente e não só durante os Jogos, com reflorestamento e proibição de veículos poluentes, entre outras medidas. "Este é outro dos legados dos Jogos", afirmou.
"A China foi criticada por toda a humanidade nos últimos dias, mas o mundo aprendeu com a China e vice-versa. Estou realmente muito satisfeito com os Jogos, as belas instalações e a organização impecável", comentou o presidente do COI.
Tags:
Pequim 2008,
Jogos Olímpicos,
Olimpíadas organização,
Jacques Rogge,
COI,
análise olímpica,
coletiva de imprensa
O que são TAGS?
Busca
- 16:36Rio mostrará slogan de 2016 no réveillon de Copacabana
- 09:16Sede do beisebol na Olimpíada não deve ser mantida
- 16:00Londres teme que crise afete preparação da Olimpíada
- 09:05Candidatura de Chicago anuncia acordo por vila olímpica
- 17:07Walsh pode ter competido grávida na Olimpíada
- 19:00Membro do COB pede CPI para gastos na Olimpíada
- 18:18Revelação de resultados de exames de Pequim é adiado



