Segunda-Feira, 02 de Junho de 2008 | Versão Impressa

Obama perde em Porto Rico, mas prepara celebração

Triunfo de Hillary não deve impedir que senador anuncie amanhã, após últimas prévias, que tem vitória garantida

Patrícia Campos Mello, WASHINGTON

Como previsto, a pré-candidata democrata Hillary Clinton venceu a primária de Porto Rico por ampla vantagem sobre seu rival Barack Obama - 68% a 32%, com 72% dos votos apurados. A vitória, porém, não é suficiente para reduzir de forma significativa a vantagem de Obama, que prepara para amanhã, após as duas últimas prévias da campanha primária, uma celebração em St. Paul, Minnesota, para anunciar que conquistou o número mínimo de 2.118 delegados para assegurar a indicação do partido para as eleições presidenciais de novembro.

O resultado em Porto Rico, porém, reforça o argumento de Hillary de que ela conquistou o maior número de votos populares. "Mais eleitores votaram em mim do que em qualquer outro candidato na história das primárias", disse Hillary, em seu discurso de vitória, num hotel de San Juan - depois de entrar ao som do ex-Menudo Ricky Martin, cantor porto-riquenho que apóia a senadora. "Estamos vencendo no voto popular, não há dúvida", disse Hillary.

Ao contrário do que prevêem muitos analistas, a senadora afirmou que amanhã, após as primárias de Dakota do Sul e Montana, "ninguém ainda terá o número mínimo de delegados necessários para garantir a indicação". "Eu terei a liderança nos votos populares, ele terá uma ligeira liderança em número de delegados.

Por isso, faço um apelo aos superdelegados - escolham o candidato que melhor representa a vontade dos eleitores, que está mais apto para vencer os republicanos em novembro e está preparado para liderar a nação numa era de desafios externos e internos. E esse candidato sou eu."

A votação da ilha confirmou o favoritismo da senadora entre a população hispânica, de baixa renda e entre as mulheres, que são a maioria do eleitorado de Porto Rico. Mas o comparecimento foi baixo, de apenas 20%. Um comparecimento maior poderia ter aumentado o número de votos populares de Hillary, contribuindo para a tese de sua campanha.

Hillary passou os últimos dias fazendo campanha e passeatas em carros, ou "la caravana", como se diz na ilha, em Porto Rico. Já Obama não se concentrou tanto no território, e passou o fim de semana fazendo campanha em Dakota do Sul e Montana, que realizam suas primárias amanhã e distribuirão, juntos, 31 delegados.

Porto Rico tem 4 milhões de habitantes que são cidadãos americanos e escolhem os candidatos dos partidos republicano e democrata em primárias, mas não votam na eleição geral.