Terça-Feira, 26 de Agosto de 2008 | Versão Impressa

Rice chega e Israel põe em liberdade 198 presos palestinos

Secretária americana diz esperar fechar um acordo de paz até dezembro

No dia em que a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, chegou a Tel-Aviv para tentar desbloquear o processo de paz na região, o governo israelense libertou 198 prisioneiros palestinos, num gesto para fortalecer o presidente da Autoridade Palestino (AP), Mahmud Abbas.

Em sua sétima visita a líderes palestinos e israelenses apenas neste ano, a chefe da diplomacia americana elogiou a libertação dos prisioneiros. Ela vem trabalhando para selar um acordo de paz - ainda que parcial - até dezembro, quando o presidente dos EUA, George W. Bush, deixa o cargo.

"Nós continuamos a ter o mesmo objetivo: fechar um acordo até o fim do ano", disse a secretária, que fica dois dias na região. "Mas é mais importante manter um progresso contínuo do que tentar chegar a conclusões prematuras."

Condoleezza reúne-se hoje com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, em Jerusalém e, em seguida, com Abbas na Cisjordânia. Ela deve se encontrar ainda com os negociadores palestinos e israelenses do processo de paz.

?HERÓIS?

Em Ramallah (Cisjordânia), centenas de milhares de palestinos - muitos agitando bandeiras do Fatah, partido de Abbas - reuniram-se para receber como heróis os 198 palestinos libertados. Metade dos prisioneiros soltos cumpria penas que terminariam no ano que vem. Os crimes pelos quais foram condenados variam de atirar pedras a envolvimento em ataques mortíferos.

Um dos ex-prisioneiros mais festejados ao desembarcar em Ramallah foi Said al-Atabeh, de 57 anos, o palestino que estava há mais tempo sob custódia israelense. Preso em 1977, ele foi sentenciado à prisão perpétua por participar de um ataque que matou uma israelense.

"Estamos buscando a paz e certamente não a alcançaremos sem a libertação dos prisioneiros", disse Abbas, em referência aos 11 mil palestinos detidos em Israel. A questão é crucial para os palestinos, pois os prisioneiros são vistos por eles como símbolos de resistência à ocupação israelense.

Segundo o porta-voz do gabinete israelense, Mark Reguev, a libertação é uma forma de apoiar tanto o processo de paz como Abbas, que ficou enfraquecido ao perder o controle da Faixa de Gaza para o Hamas, há mais de um ano. AP E REUTERS

CONDOLEEZZA NO ORIENTE MÉDIO

30/11/2006 - Encontra Abbas e Olmert e impulsiona reunião entre os dois - a 1.ª em dois anos

13/1 e 19/2/2007 - Durante visitas, promete fortalecer Abbas

25/3/2007 - Obtém de líderes promessa de reuniões bilaterais

1/8/2007 - Discute pontos para fundação do Estado palestino

19/9 e 14/10/2007 - Pré-reunião para Conferência em Annapolis, nos EUA, em novembro

11/1/2008 - Acompanha Bush em visita à região

3 e 19/3/2008 - Convence Israel a reduzir restrições em Gaza

3/5 e 14/6/2008 - Discute postos de controle e assentamentos

25/8/2008 - Visita Olmert, Abbas e negociadores dos dois lados