0:00

20 janeiro de 2012

edição

selecionar

Classificados
Você está em Notícias > Versão Impressa

Índios fazem ato contra acordo em RR

03 de julho de 2009 | 0h 00
Roldão Arruda - O Estadao de S.Paulo

Lideranças indígenas de Roraima realizaram ontem pela manhã um ato de protesto diante da sede regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Boa Vista. Eles reivindicavam o cancelamento da parceria firmada pela Funasa com o governo do Estado para a prestação de serviços de saúde às comunidades indígenas.

De acordo com representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que organizou o protesto, os índios não foram consultados sobre o convênio e não confiam nas autoridades estaduais. Eles lembraram que durante a luta pela demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, concluída neste ano, nunca contaram com o apoio do Estado.

No final da tarde, os diretores regionais da Funasa receberam os representantes indígenas para discutir o assunto. De acordo com assessores da fundação, a entidade optou por firmar o convênio com o governo estadual após constatar deficiências nos serviços prestados por organizações não-governamentais às comunidades indígenas. Ainda segundo os assessores, com o novo esquema os serviços apresentam um grau de eficiência maior e são menos dispendiosos.

Vai fazer barulho: Leo Cavalcanti

  • Vai fazer barulho: Leo Cavalcanti
  • Dora Kramer: Políticos não temem multa do TSE
  • "A coalização PT-PMDB é de uma frouxidão moral absoluta"