PAN 2007

tera-feira, 17 de julho de 2007, 00:01 | Online

Tizuka declara amor a Tomie

Cineasta fará documentário sobre a artista plástica

Nair Keiko Suzuki, especial para O Estado

Tizuka Yamasaki fez dois filmes sobre os imigrantes

Helcio Nagamine/AE

Tizuka Yamasaki fez dois filmes sobre os imigrantes

SÃO PAULO - Em 33 anos de carreira, a cineasta Tizuka Yamasaki dedicou dois dos nove filmes que dirigiu à sua avó Titoe, que chegou ao Brasil em 1917 e vai completar 104 anos de idade em setembro. Titoe é a personagem principal de “Gaijin, os Caminhos da Liberdade”, o primeiro longa-metragem de Tizuka, lançado em1980, e de “Gaijin, Ama-me Como Sou”, filmado 25 anos depois e que lhe rendeu o prêmio de melhor diretora no Festival de Cinema de Gramado, em 2005.

 

“Considerei minha missão cumprida”, diz Tizuka, em seu aconchegante apartamento em São Paulo. “Eu estava decidida a não fazer nada pelo centenário da imigração”, confessa, “mas meus amigos me convenceram de que eu não ia conseguir ficar alheia.”

 

Tizuka resolveu então prestar uma homenagem à artista plástica Tomie Ohtake, que em novembro completa 94 anos de idade. “Ela é muito bonitinha e vou fazer um filme-documentário sobre ela, com duração de 30 minutos”, revela.

 

Além de mostrar as principais obras da artista, Tizuka quer acompanhar, com câmera na mão, todas as etapas da construção da escultura que Tomie começa a fazer, em setembro, na cidade de Santos (ler abaixo).

 

O documentário vai se chamar “Caminhos que se Cruzam” e, com ele, Tizuka vai abrir a mostra da sua dezena de filmes que o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) vai promover em sua sede em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília.

 

Também em 2008, Tizuka vai lançar em DVD o Gaijin 1 e o Gaijin 2 que terão como embalagem uma caixa comemorativa do centenário da imigração japonesa.

 

Tizuka acha que os festejos do centenário da imigração japonesa, que se estenderão de janeiro a junho de 2008, deverão ser a última grande comemoração do evento. “A partir daí, é com a nova geração, que busca com razão a sua identidade, já que são descendentes de japoneses com traços orientais e que vivem no Ocidente”, diz.