1873 - 1879

1873
18 de abril - A maioria dos participantes da Convenção Republicana de Itú concorda acerca da necessidade de ter um órgão de imprensa na capital para defender os ideais republicanos.

 

1874
Outubro - Após um trabalho de arregimentação efetuado por Américo Brasiliense e Manuel Ferraz de Campos Salles é constituida uma sociedade em comandita com 19 cotistas com o nome de Pestana, Campos & Cia. Este nome deve-se ao fato de Francisco Rangel Pestana e Américo de Campos, escolhidos para redatores, terem as maiores cotas. A administração foi confiada a José Maria Lisboa.

 

1875
Sai o 1º número de "A Província de S. Paulo", no dia 4 de janeiro. Mesmo sem assumir explicitamente seu propósito republicano, consta uma extensa declaração de princípios afinada com o republicanismo e com os pressupostos da cidadania. Além disso é estabelecida a sua linha mestra, que caracteriza o jornal até hoje : "conta a Província de S. Paulo fazer da sua independência o apanágio de sua força". A redação, administração e oficinas foram instaladas num prédio da Rua do Palácio , no. 14 (atual do Tesouro), esquina com a rua do Comércio (atual Álvares Penteado), onde ficariam até abril de 1877. Neste mês houve uma mudança para a Rua da Imperatriz, no. 44 (hoje XV de Novembro). A impressora era uma máquina manual "Alauzet", acionada por negros libertos contratados por tarefas. O jornal começou com 5 colunas largas, em 4 páginas. O logotipo era em letra de forma. Os títulos sempre em apenas 1 coluna. O tipo (corpo) variava entre o 8 e o 10.

- 4 de janeiro de 1875
Primeiro número de A Província de S. Paulo

 

1876
O jornal inova a venda de exemplares avulsos : o francês Bernard Gregoire, montado num burro, oferecia o jornal em todos os recantos da cidade, indo até suas extremidades da época : da Luz à Liberdade e de Santa Ifigênia ao Brás.

 

1878
O logotipo no cabeçalho passa a ser escrito em letras góticas.

 

1879
A sociedade foi reorganizada, passando a contar com apenas 11 comanditários.

 

 

   
  Versão para imprimir