_América Latina

sexta-feira, 10 de outubro de 2008, 19:03 | Online

Frustrada, ONG de Ingrid critica escolha de Nobel da Paz

Martti Ahtisaari 'está longe de Mandela e dalai-lama'; ex-refém das Farc era uma das favoritas ao prêmio

Ansa

Ingrid em visita ao Parlamento belga

Efe

Ingrid em visita ao Parlamento belga

PARIS - O Comitê de Apoio à candidatura ao Nobel da Paz da franco-colombiana Ingrid Betancourt frustrou-se com o anúncio nesta sexta-feira, 10, da vitória do ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari e foi obrigado a engavetar o discurso oficial que havia sido preparado para a ex-refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

 

Veja também:

linkEx-presidente finlandês Martti Ahtisaari ganha Nobel da Paz

 

"Estamos muito decepcionados. É uma notícia muito ruim para Ingrid, mas também para os reféns e para a paz da Colômbia", disse Olivier Roubi, vice-presidente da Federação Internacional dos Comitês de Apoio a Betancourt. "Sinceramente, compreenderia se o prêmio tivesse ido para [o ativista chinês] Hu Jia; teria sido uma decisão valente. Mas Ahtisaari está longe de Mandela e dalai-lama", completou.

 

O texto já tinha sido enviado para TVs e rádios, para ser lido assim que a franco-colombiana recebesse a honraria oficialmente. "Agradecemos a deputados, senadores e universidades francesas cujo sem o apoio Ingrid não teria conseguido esse Nobel", dizia a mensagem. A ex-candidata a presidente da Colômbia foi libertada em 2 de julho depois de mais de seis anos refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

 

Uma entrevista coletiva em um hotel de Paris também havia sido agendada para comemorar o título que não veio. "Queríamos que o Comitê do Nobel tivesse reconhecido com esse prêmio os anos de mobilização internacional a favor dos reféns na Colômbia e no mundo inteiro", conclui Roubi.


Tags:  Ingrid Betancourt, Nobel da Paz     O que são TAGS?





    fa