segunda-feira, 1 de dezembro de 2008, 21:34 | Online

Brasil e Argentina eliminam tarifas de produtos equatorianos

8.332 produtos serão beneficiados pela resolução adotada pelos dois países; medida não tem reciprocidade

Associated Press

QUITO - Argentina e Brasil decidiram separadamente eliminar tarifas de exportação um total de 8.332 produtos equatorianos, entre eles peixes, frutas e automóveis, informou nesta segunda-feira, 1, a chancelaria do Equador. No caso do Brasil, o anúncio acontece em meio às tensões diplomáticas com o Equador - nas últimas semanas, o embaixador do País em Quito foi chamado para "consultas" devido a um recurso equatoriano por arbitrariedade comercial que afeta o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Veja também:

linkBrasil 'se equivoca' ao chamar embaixador, diz Correa

 

A Argentina informou em comunicado que a resolução é parte de um compromisso assumido pelos presidentes Rafael Correa, do Equador, e Cristina Kirchner, da Argentina, que em abril concordaram em acelerar o cronograma de eliminação tarifária para os produtos equatorianos. Buenos Aires baixou as tarifas a zero para 4.162 produtos, informa o Equador em comunicado.

 

O documento assinala que o Brasil adotou a resolução depois da visita de Correa ao País em abril, quando ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontraram. Nos dois casos, a decisão é uma demonstração do empenho em promover uma relação comercial bilateral "mais dinâmica e eqüitativa com a redução das tarifas", continua a nota.

 

A eliminação tarifária por parte do Brasil e Argentina não tem condição de reciprocidade para o Equador, destaca a chancelaria.


Tags:  Equador, Brasil, Argentina     O que são TAGS?