Oriente Médio

quarta-feira, 5 de setembro de 2007, 15:01 | Online

Cúpula de paz tem que ter conteúdo, adverte Liga Árabe

REUTERS

CAIRO - O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, disse na quarta-feira que o fracasso da conferência de paz entre palestinos e israelenses representará uma ameaça aos interesses árabes e à estabilidade da região.

Falando na abertura de uma reunião entre chanceleres da liga no Cairo, Moussa usou o mesmo tom das declarações feitas pelo Egito na terça-feira, advertindo para as repercussões negativas que se seguiriam a um fracasso da cúpula.

"Uma reunião convocada como demonstração política, sem conteúdo real, não só será inútil, como também profundamente prejudicial aos interesses árabes e à situação regional", disse ele.

Desde que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou a idéia da conferência, os norte-americanos não têm feito muita coisa para aproximar israelenses e palestinos, na opinião de diplomatas.

Moussa disse que Israel parece estar querendo realizar uma cúpula, em novembro, sem substância, e que os árabes têm de resistir de qualquer jeito às tentativas de baixar o teto de expectativas, para evitar que o problema se agrave ainda mais.

Para ele, uma cúpula séria exige a participação de todos os países árabes diretamente envolvidos -- numa aparente referência à Síria, que por enquanto não foi convidada --, e a conferência tem de se basear na iniciativa de paz proposta pelos países árabes em 2002, além de nas resoluções relevantes da ONU.

A reunião, disse Moussa, tem de tratar de questões concretas, como a retirada israelense das terras árabes ocupadas, o fim dos assentamentos judaicos, o estabelecimento de um Estado palestino com Jerusalém Oriental como capital e o reconhecimento de Israel pelos árabes, assim como a normalização das relações dos países árabes com o Estado judaico.

REUTERS FE

Tags:      O que são TAGS?