1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Esclareça as suas dúvidas :: Destaques

1 - Use negrito (modo 1 do terminal), caso o corpo do texto seja o normal, e negrito itálico (modo 5) caso o corpo seja o negrito):

a) No nome do jornal e suas variantes: O Estado de S. Paulo, Estado e Estadão.

b) Nas perguntas das entrevistas tipo pingue-pongue:

Estado - Por que o senhor renunciou ao cargo?

João de Almeida - Achei que não havia mais condições para ficar no governo.

c) Nas notas publicadas no pé dos artigos, comentários, etc., para indicar quem é o autor: X é professor de Literatura da USP. / Y é secretário-geral do Ministério da Justiça.

d) Nas chamadas da 1ª Página e nas chamadas internas para outras páginas: Página A17 / Mais informações nas páginas A14, B16 e C8 / Íntegra do projeto na página A8

e) Na assinatura, por extenso ou com iniciais, colocada no pé da matéria e na referência à participação de outros profissionais no texto: (João de Almeida) / J. A. / Colaborou Carlos da Silva. / Colaboraram Carlos da Silva e Alberto Moreira.

2 - Use itálico (modo 4 do terminal), caso o corpo do texto seja o normal, ou corpo normal (modo 0), caso o corpo seja o itálico:

a) No nome dos cadernos, suplementos ou seções do Estado e dos demais órgãos jornalísticos da empresa ou de seus produtos: Caderno 2, Estadinho, Jornal da Tarde, Agência Estado, Rádio Eldorado, Jornal do Carro, Espaço Informal.

b) No nome dos demais jornais e revistas: Jornal do Brasil, The New York Times, Le Monde, Veja, Newsweek. Observação. Use o mesmo corpo do texto para o nome das emissoras de rádio e TV: Rádio Cultura, Rede Globo, TV Record (com a única exceção da Rádio Eldorado).

c) No nome de obras artísticas em geral (músicas,filmes, vídeos, peças de teatro, painéis, quadros, esculturas, livros, programas de rádio e TV, etc.): Coração de Estudante, Let it Be,a Sonata ao Luar, A Última Tentação de Cristo, Macunaíma, o vídeo Vida sem Cor, Vestido de Noiva, Guernica, Abaporu, Os Maias, Novo Dicionário Aurélio, Estadão no Ar, Domingão do Faustão, História de Amor.

Não vai em itálico, porém, o nome de conferências, simpósios, cursos, congressos, etc., que, de qualquer forma, deverá ser escrito com iniciais maiúsculas: A América Latina e os Países do Primeiro Mundo, A Influência da Televisão na Formação da Personalidade da Criança, O Século 21.

d) Nas palavras de gíria ainda não absorvidas pelo idioma ou nos termos empregados no sentido figurado: A moça considerou o livro chocante. / O prefeito criticou os pianistas do Congresso. / Um puxador de automóveis, os cigarras, um espianto, a cortadeira (ladra), o presunto, um berro (revólver). / Tirar um sarro. / Saca! Legal! Falou!

e) Nos apelidos (desde que não de domínio público): Fininho, Russo, Alemão, Carlinhos Gordo, Zé Catimba, etc. Em corpo normal, no entanto: Xuxa, Pelé, Gugu (apresentador), Vicentinho, Betinho, Luizão.

f) Para destacar alguma palavra da frase: O orador pronunciou o corrupto com ênfase. / No caso, ladrão é um termo muito forte.

g) Nos nomes científicos de animais e plantas: Aedes aegypti, Coffea arabica. Use também itálico nos gêneros (inseto do gênero Glossina), mas não nas ordens ou famílias: família das leguminosas, ordem das rosales.

h) Para marcar o nome de cada cidade mencionada no mesmo texto: O presidente da República disse ontem, em Ribeirão Preto, que... Já em Brasília, à noite, insistiu...

i) Na remissão a outros textos publicados na mesma edição: A colocação dos times no Campeonato Paulista (ver ao lado) revela... / O decreto do presidente da República sobre a reformulação do Imposto de Renda (íntegra na página B8) mostra... / No seu discurso aos novos oficiais (ver abaixo), o ministro do Exército garantiu...

3 - Não vão em negrito nem em itálico:

a) As palavras em destaque nos títulos, olhos, janelas e legendas, que deverão ser escritas entre aspas: "Estado" ganha o Prêmio Esso. / "Os Íris" se torna o quadro mais caro do mundo. / Foge o assaltante "Barão".

b) As palavras ou locuções estrangeiras. Evite-as ao máximo, mas, quando necessárias, vão no mesmo corpo do texto: rock, jazz, best seller, libor, shopping center, pizza, in memoriam, tour de force, parti pris. (Se você não estiver escrevendo para o jornal, no entanto, convém marcar esses termos com negrito, itálico ou aspas.)

c) Os nomes, modelos e tipos de navios, aviões, foguetes, naves espaciais, satélites, sondas, armamentos, veículos em geral, etc.: Minas Gerais, Bateau Mouche, Costa Marina, Jaú, 14 Bis, Phantom, Mirage, Boeing, DC-10, Sputnik, Challenger, Endeavour, Telstar, Urutu, Escort, Mercedes-Benz.

d) O nome de sociedades, escolas, associações e empresas estrangeiras ou brasileiras e o de produtos comerciais: Harvard, British Petroleum, Exxon, Bank of America, Votorantim, Aços Villares, Martini, Bombril, Coca-Cola, Chivas Regal.