1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Esclareça as suas dúvidas :: Localização

1 - As notícias da cidade de São Paulo dispensam procedência (não se usa: SÃO PAULO - O choque de dois veículos ontem...), mas devem sempre indicar que o fato se realizou na capital. Assim, escreva: A votação da nova Lei de Zoneamento pela Câmara de São Paulo terminou em tumulto e agressões ontem. / A Prefeitura de São Paulo determinou a reforma do Teatro Municipal... / A nova passeata de professores, realizada ontem na Avenida Paulista, em São Paulo, interrompeu totalmente o trânsito dos Jardins. Ou seja, mesmo nos casos mais evidentes, dê ao leitor do Interior ou de outros Estados condições de identificar o local do acontecimento.

2 - As informações provenientes de outras cidades, mesmo da Grande São Paulo, serão identificadas pelo nome do local de origem na procedência da matéria. De qualquer forma, sempre que houver possibilidade de dúvida, não hesite em mencionar, por exemplo, nesta cidade.

3 - Se a cidade for pouco conhecida (tanto de São Paulo quanto de outros Estados), forneça ao leitor dados adicionais sobre a sua localização (norte de Goiás, divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, a 600 quilômetros de Salvador, situada no Recôncavo Baiano, no litoral catarinense, etc.).

4 - O mesmo vale para cidades do exterior (norte da Itália, costa do Pacífico, nordeste do Peru, região dos Grandes Lagos). Neste caso, à exceção das capitais (e assim mesmo dos países mais freqüentes no noticiário) ou das cidades realmente muito conhecidas, convém sempre especificar o país onde fica o local do acontecimento.

5 - Procure sempre identificar os locais mencionados no noticiário oriundo da cidade de São Paulo: A cidade AE Carvalho, perto de Itaquera, zona leste... / O Jardim Robru, na zona leste... / O bairro tal, na região de Santo Amaro, zona sul... / A Vila Brasilândia, na zona oeste... / Os baixos do Viaduto do Chá, no centro da cidade...

6 - Para a maior clareza do noticiário, procure sempre dar informações adicionais que ajudem o leitor a entender melhor a situação descrita: A região de Parelheiros, uma das mais pobres da zona sul... / A falta de água no Jardim X, situado em uma das áreas mais altas da capital...

7 - Em qualquer tipo de matéria de serviços editada em São Paulo (shows, espetáculos, o que funciona, o que fecha, locais de vacinação, locais de exames, galerias, ginásios), nunca deixe de incluir o endereço, na notícia: ele é uma das principais informações que você estará prestando ao leitor.

8 - Em casos extraordinários do noticiário local (espetáculos em áreas especiais ou ao ar livre, promoções, exames, vacinação e outras atividades do gênero), pode ser necessário não apenas fazer um mapa do local do acontecimento, como mostrar ao leitor a maneira de chegar a ele (de carro, ônibus, metrô, trem ou qualquer outro meio de transporte disponível).

9 - No noticiário policial da cidade, identifique sempre o local da ocorrência, sendo obrigatória a menção à rua, avenida ou praça e ao bairro ou região do crime, acidente, desabamento, etc. Se conveniente, dê maiores informações a respeito (zona da cidade ou proximidade de outros bairros, por exemplo).

10 - Sempre que fizer menção a um prédio (escola, hospital, quartel, sede de empresa ou entidade) ou local específico de São Paulo, indique a rua onde se situa: O presidente da República visitará amanhã o Hospital X, na Rua Y, n.º tal. / A reunião realizou-se na sede da empresa X, na Rua Y, n.º tal. Caso o local seja muito conhecido, dispensa-se esse tipo de indicação (Hospital das Clínicas, Palácio dos Bandeirantes e outros).

11 - Notícias sobre lojas, empresas ou firmas poderão divulgar o seu endereço comercial sempre que este for necessário para complementar o serviço que se presta ao leitor. Tome cuidado, apenas, para que a informação não dê idéia de matéria paga ou promocional.