Esclareça as suas dúvidas :: Números (por extenso)

Se, em casos excepcionais, você precisar usar algum número por extenso, veja como fazê-lo:

a) Cardinais

1 - O e é sempre intercalado entre as centenas, as dezenas e as unidades: vinte e oito, cinqüenta e quatro, trezentos e quarenta e oito, oitocentos e vinte e quatro.

2 - Não existe e (nem vírgula) entre o milhar e as centenas, a menos que o número termine em dois zeros: mil quatrocentos e nove, mil e duzentos, sete mil oitocentos e dezesseis, dezoito mil e cem, cento e oitenta e quatro mil novecentos e dez.

3 - Em números muito extensos, usa-se o e na mesma ordem de unidades, mas não entre uma ordem e outra: 142.387 = cento e quarenta e dois mil trezentos e oitenta e sete; 856.672.549 = oitocentos e cinqüenta e seis milhões, seiscentos e setenta e dois mil quinhentos e quarenta e nove; 765.432.854.987 = setecentos e sessenta e cinco bilhões, quatrocentos e trinta e dois milhões, oitocentos e cinqüenta e quatro mil novecentos e oitenta e sete.

b) Ordinais

1 - Não existe hífen nos números ordinais: décimo terceiro (e não "décimo-terceiro"), vigésimo quinto, octogésimo nono.

2 - Alguns exemplos de números ordinais por extenso - ver quais são no verbete números ordinais: 134.º - centésimo trigésimo quarto; 267.º - ducentésimo sexagésimo sétimo; 543.º qüingentésimo quadragésimo terceiro; 652.º - sexcentésimo qüinquagésimo segundo; 879.º - octingentésimo septuagésimo nono; 985.º - noningentésimo octogésimo quinto. Os números variam no feminino: 389.ª trecentésima octogésima nona.


Busca

Patrocinado por: