1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Esclareça as suas dúvidas :: Q

Quai d'Orsay. Outro nome do Ministério das Relações Exteriores da França.

Qual (o). Ver o qual.

Qual (quais) de. Concordância. Ver algum (alguns) de.

Qualquer. Plural: quaisquer.

Qualquer (como nenhum). 1 - É errado o uso de qualquer em orações negativas no lugar de nenhum. Escreva, pois: O texto não apresenta nenhum erro. / O time não tem nenhuma possibilidade de vitória. / Não tive nenhuma intenção de ofendê-lo. / Tentou conseguir o cargo sem nenhum resultado. (E não: "qualquer erro", "qualquer possibilidade", "qualquer intenção", "qualquer resultado".) São válidas ainda estas formas: O texto não apresenta erro algum. / O time não tem possibilidade alguma de vitória.

2 - Se o sentido não for o de nenhum, qualquer pode ser empregado mesmo em orações negativas: Isso não é qualquer (todo, algum, um qualquer) homem que faz. / Não se deve tomar qualquer (todo, um qualquer) remédio. / Negou ter feito qualquer (alguma, uma) declaração à imprensa.

Qualquer coisa de. Concordância. Ver alguma coisa de.

Qualquer (quaisquer) de. Concordância. Ver algum (alguns) de.

Qual seja. Ao contrario de ou seja, admite a concordância normal: Procura alguns empregados, quais sejam dois escriturários, um contador e um tesoureiro. É forma a evitar, porém.

Quando com pronome. O quando atrai o pronome localizado na mesma oração: O assalto ocorreu quando Marcos se dirigia (e não "dirigia-se") para o trabalho. / Quando lhe deu (e não "deu-lhe") a notícia, ficou emocionado.

Quanta. Sem s, pois já se trata do plural de quantum: Estudou a teoria dos quanta.

"Quantia de dinheiro". Redundância: modernamente só se usa quantia para dinheiro. Por isso, não diga: Havia ali grande "quantia" de pessoas, de frutas, de objetos, mas quantidade.

Quanto. 1 - Prefira não usar o antes de quanto: Viaje quanto antes. / Quanto mais cedo, melhor. / Saiba quanto o convite nos honra. / Fez quanto pôde. / Mais de 10 mil reais foi quanto ofereceu pelo barco. / Quanto custa? / Não sabia quanto todos o estimavam (e não o quanto). 2 - Quão segue a mesma norma: Veja quão desastrado ele é.

Quantos de. Concordância. Ver algum (alguns) de.

Quantos são. O certo: Quantos são seis vezes três? / Quantos são dois mais três? (e não quanto "é" dois mais dois).

Quarto-de-milha. Invariável: égua quarto-de-milha, cavalos quarto-de-milha, os quarto-de-milha.

Quatorze. Prefira catorze, se tiver de usar o número por extenso.

Quatro-dormitórios. Com hífen quando designa o tipo de apartamento: Comprou um quatro-dormitórios. Mas: Comprou um apartamento de quatro dormitórios.

Quatro-estrelas. Ver estrelas.

Que. Concordância. 1 - O antecedente imediato do que, como norma, determina a concordância: Sou eu que pago. / Fomos nós que saímos. / Fostes vós que nos inspirastes. / Eram eles que deviam morrer. 2 - Havendo dois ou mais antecedentes, o verbo vai para o plural da pessoa que tem precedência sobre as demais (a 1.ª tem precedência sobre a 2.ª e a 3.ª, e a 2.ª, sobre a 3.ª): Não serei eu nem ele que haveremos de reformar o mundo. 3 - Se o que faz parte de um vocativo, o verbo vai para a segunda pessoa: O homem, que és mortal... / Maria, que desceis dos céus... 4 - O verbo fica na terceira pessoa se o sujeito é um infinitivo e não o que: Os livros que é difícil encontrar. 5 - Os pronomes nós e vós podem prevalecer sobre o antecedente imediato do que: Não somos nós os que iremos discordar disso.

Quê. O quê tônico é acentuado. Veja os casos em que ele ocorre: a) Quando é substantivo, com o significado de alguma coisa, qualquer coisa: Tinha um quê de mistério. / Desconhecia o quê da questão. b) Quando é o nome da letra q: Um quê maiúsculo. c) Quando, como interjeição, designa espanto: Quê! Não é o que você pensa. d) Quando encerra a oração: Para quê? / Ele não vem por quê? / Queria não sei o quê. e) Na expressão sem quê nem pra quê: Ele, sem quê nem pra quê, se irritou com todos.

Que (comparação). Ver comparações (formas).

Que (com preposição).

Que (= o qual). Ver o qual.

Quebra-cabeça. Desta forma. Quebra-cabeças é o plural.

Que com pronome. O que atrai o pronome situado na mesma oração: Foi então que se deu (e não "que deu-se") o inusitado. / O médico que o tratou era muito competente. / A professora queria que os alunos lhe obedecessem.

Que é, que era, que foi. Suprima a expressão, sempre que possível: A polícia só admitirá manifestações (que forem) pacíficas. / Empresas obtêm lucros muito acima do (que era) previsto. / O homem (que é) esforçado vence na vida. / O ladrão (que foi) preso pela multidão conseguiu escapar.

Quem (concordância). 1 - O verbo fica normalmente na terceira pessoa do singular: Fui eu quem fez o trabalho. / Quem paga somos nós. / Fostes vós quem nos iludiu. (Há gramáticos que admitem a concordância com o antecedente: Sou eu quem pago, por exemplo. No Estado, porém, adote a norma geral.)

2 - Quando quem equivale a que pessoas, existem duas possibilidades: a) Com o verbo ser, usa-se o plural: Quem serão os responsáveis pelo crime? / Não sabia dizer quem eram eles. b) Com os demais verbos, usa-se o singular: Diga quem apóia e quem condena a idéia. / Dos convidados, não sei quem já chegou. 3 - Quando usado com valor absoluto, fica no masculino e no singular: Quem com ferro fere com ferro será ferido. / Quem tudo quer tudo perde. 4 - Pode concordar com uma palavra feminina, quando a referência for expressa e clara: Hoje em dia só fica bonita quem pode. / Quem for a mais esperta ganhará o prêmio.

Quem (uso). 1 - Refere-se especialmente a pessoas: Este é o amigo com quem ele trabalha. / Quem fez a matéria foi um repórter especial. 2 - Pode ser usado para coisas personificadas (evite, porém, esta prática): Quem os pôs a perder foi a ganância. / Criticou o Ministério da Justiça, a quem responsabilizava pela sua situação. 3 - Como relativo (tem um antecedente ao qual se refere), é sempre precedido de preposição: Eis a pessoa com quem vamos sair. / Perdeu a filha, a quem tanto amava. / Despediu o funcionário por quem fora destratado. / Era o vizinho de quem nada ouvira dizer. 4 - Pode referir-se a um plural, como equivalente a os quais, as quais, em orações deste tipo: Não se dava com os vizinhos, a quem mal conhecia de vista. / Lembrou-se então dos pais, de quem guardava suaves recordações. / São pessoas a quem todos devemos respeito. 5 - Por eufonia, em certos casos, é substituído por o qual: sem o qual, mediante o qual, perante a qual, segundo o qual, etc.

Quem (vírgula). Não use vírgula entre o quem e o segundo verbo que concorda com ele: Com o tratamento, quem faz dieta pode voltar a comer de tudo. / Quem avisa amigo é. / Quem viver verá. / Quem não deve não teme.(e não: Quem faz dieta, pode voltar... / Quem avisa, amigo é. / Quem viver, verá.).

Quem com pronome. O quem atrai o pronome situado na mesma oração: Quem lhe fez (e não quem "fez-lhe") a pergunta? / Não sei o nome de quem o procura. / É o funcionário a quem se atribuiu o trabalho.

Que nem. Aceitável apenas na linguagem coloquial ou em declarações. No noticiário, use como: É feio como o pai.

Querer (conjugação). Pres. ind.: Quero, queres, quer, queremos, quereis, querem. Pret. perf. ind.: Quis, quiseste, quis, quisemos quisestes, quiseram. M.-q.-perf. ind.: Quisera, quiseras, quisera, quiséramos, quiséreis, quiseram. Pres. subj.: Queira, queiras, queira, queiramos, queirais, queiram. Imp. subj.: Quisesse, quisesses, quisesse, quiséssemos, quisésseis, quisessem. Fut. subj.: Quiser, quiseres, quiser, quisermos, quiserdes, quiserem. Part.: Querido.

Querer (regência). 1 - Querer alguma coisa: Todos querem ganhar mais. / O governo quer conter a inflação. / Eles queriam o cargo. 2 - Querer a alguém: Ele queria bem aos amigos. / Este é o amigo que muito lhe quer. 3 - Querer alguém para ou por: Eles o queriam para (ou por) amigo. 4 - Querer, apenas: Para poder é preciso querer.

Quer ... quer. É a forma correta: Quer queira quer não queira... / Quer sejam filhos quer apenas amigos... Nunca: quer queira "ou" não queira, quer sejam filhos "ou" apenas amigos, etc. Pode-se usar também: ou queira ou não queira. Neste caso, o primeiro ou pode ser omitido: queira ou não queira...

"Que tem direito". O certo é a que tem (tinha, teve, terá) direito: Exige tudo a que tem direito (e não "tudo que tem direiro"). / Reivindicaram as vagas a que tinham direito. / Imaginou as regalias a que terá direito. / Recebeu a herança a que teve direito.

Quilo. Ver peso.

Quilo... Liga-se sem hífen ao termo seguinte: quiloampère, quilograma, quilômetro, quilorragia, quilossiemens, quilowatt. O h não cai: quilohertz. 2 - O k só existe nas abreviaturas: kA (quiloampère), kg (quilograma), kHz (quilohertz), km (quilômetro), kW (quilowatt).

Quilômetro. Ver distância.

Qüiproquó. Desta forma.

Quis. Não existe z nas formas do verbo querer: quis, quiseram, quisesse, quiseste, etc.

Quite, quites. Quite no singular e quites no plural: Estou quite. / Estamos quites.

Quórum. Aportuguesado. Plural: quóruns.

Quota. Prefira cota.

Quotidiano. Prefira cotidiano.

Quotista. Prefira cotista.