Sábado, 30 de agosto de 2008, 00:29 | Online
No Recife, petista João da Costa abre 25 pontos de vantagem
João da Costa tem 47% e Mendonça Filho, 22%
Daniel Bramatti
Candidato de Aécio dispara e venceria eleição no 1º turno
No Rio, Paes e Crivella aparecem tecnicamente empatados
Alckmin cai, Kassab sobe e reduz diferença para tucano
Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e pelo atual prefeito do Recife, João Paulo (PT), João da Costa tem agora 47%, segundo pesquisa Ibope encomendada pelo Estado e pela TV Globo. Já Mendonça Filho ficou com 22% das intenções de voto. Em terceiro lugar está o candidato Cadoca (PSC), com 10%. A seguir vem Raul Henry (PMDB), com 5%.
Na pesquisa Ibope anterior, feita há duas semanas, Costa tinha 30% das preferências, e seu principal adversário aparecia com 27%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, não era possível apontar quem estava na dianteira.
Em um eventual segundo turno, o Ibope indica que o petista venceria o candidato do DEM por 54% a 35%. Ex-secretário de Orçamento Participativo na gestão de João Paulo, Costa começou a campanha em desvantagem. Em julho, Mendonça Filho, que disputou a reeleição como governador de Pernambuco em 2006 - ele havia assumido o cargo após a saída de Jarbas Vasconcelos, que se candidatou ao Senado - liderava a disputa por dez pontos percentuais (30% a 20%). A situação começou a mudar à medida que a campanha do petista associou seu nome aos dos três padrinhos políticos, todos com altas taxas de popularidade.
Segundo o Ibope, a gestão do prefeito João Paulo é considerada ótima ou boa por 65% dos moradores de Recife. Na cidade, o governo Lula é considerado ótimo ou bom por 73%.
Tags:
Eleições 2008,
João da Costa,
Mendonça Filho
O que são TAGS?
Busca
- 08:50Marinho já arma base para PT-2011
- 21:04Genro defende 'preferência' de Olívio para governo do RS
- 16:36Líderes tucanos se reúnem para discutir eleição de 2010
- 14:10Dilma se sente 'gratificada' por Lula citá-la para 2010
- 09:20PT vê 'risco político' na compra da Nossa Caixa pelo BB
- 10:07TSE nega registro ao prefeito eleito em Barros Cassal-RS
- 20:14Serra falará de investimentos com tucanos eleitos em SP

