key_Política
terça-feira, 22 de julho de 2008, 18:57 | Online
Preso no caso Dantas pede habeas-corpus no tribunal de SP
Ele é réu confesso no caso de tentativa de suborno de delegado da PF para deixar Dantas fora de investigação
Eduardo Reina - de O Estado de S. Paulo
Veja também:
Ouça trechos da reunião que decidiu a saída do delegado
Entenda como funcionava o esquema criminoso ![]()
"O objeto do HC é pela violação constitucional do princípio de isonomia. Ele confessou (que tentou subornar o delegado) e já foi denunciado. As outras pessoas investigadas pela Polícia federal cometeram outros crimes, contra o sistema financeiro, gestão fraudulenta e formação de quadrilha, por exemplo. Não é correto que ele permaneça preso enquanto os outros já estão em liberdade", alegou Dias.
Na semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, recusou estender a Chicaroni o habeas corpus que livrou da prisão Dantas e outros investigados pela PF, como o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Dias justificou no seu pedido que Chicaroni possui ocupação, é arrio de família e tem bons antecedentes. "Seria uma antecipação de pena mantê-lo preso."
O TRF já negou habeas-corpus para o outro acusado de tentar subornar o delegado da PF, Humberto Braz, apontado como o braço direito de Dantas. Para não aceitar o pedido de liberdade, a desembargadora Ramza Tartuce entendeu que o pedido de prisão preventiva contra Braz está suficientemente fundamentado.
Tags:
Operação Satiagraha,
Daniel Dantas
O que são TAGS?