Está com problemas para visualizar essa mensagem? Clique aqui e leia no seu navegador >>



Abril tem o primeiro saldo positivo de vagas de trabalho desde 2014. Crédito: Tiago Queiroz/Estadão

Emprego, ação contra Lula, intervenção de Trump, julgamento da chapa e operação da PF

1 - O Brasil abriu 59 mil vagas de emprego formal em abril, segundo dados do Ministério do Trabalho. Foi o primeiro saldo positivo no mês desde 2014. Os setores de serviços e agropecuária abriram o maior número de postos e a construção civil foi o único onde mais vagas fecharam do que abriram. No acumulado do ano, ainda há perda de 933 mil de cargos com carteira assinada. Economistas veem que o ciclo de aumento do desemprego está chegando próximo do fim.

2 - O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro entregou à Justiça 'registros de encontros' com o ex-presidente Lula, com o presidente do Instituto Lula e com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari. São e-mails e documentos da empreiteira e mensagens do celular do executivo. O ex-presidente é acusado pelo Ministério Público Federal de receber vantagens indevidas por meio de um triplex no Guarujá. Cópias de e-mails revelam 'atenção especial' da OAS ao imóvel. Lula nega que seja dono do apartamento e falou sobre a suspeitas ao juiz Sérgio Moro na semana passada.

3 - Donald Trump pediu para encerrar investigação sobre ligações de assessor com a Rússia, segundo reportagem do 'New York Times'. James Comey, diretor do FBI demitido na semana passada, disse em memorando que o presidente dos Estados Unidos tentou proteger Michael Flynn. A informação agrava a crise em torno do republicano. Trump é suspeito de repassar informações sigilosas obtidas por Israel ao governo russo. A Casa Branca nega que o presidente tenha exposto segurança nacional. Uma pesquisa mostra que um eventual impeachment do republicano já tem apoio de 48% dos americanos.

4 - O Tribunal Superior Eleitoral vai retomar dia 6 de junho o julgamento que pode resultar na cassação da chapa Dilma-Temer. O presidente da Corte, Gilmar Mendes, já marcou quatro sessões para analisar o caso. Na ação, a chapa PT-PMDB é acusada de abuso de poder político e econômico para se reeleger.

5 - A Operação Lucas, deflagrada hoje pela Polícia Federal, investiga pagamento de vantagens indevidas por sete frigoríficos à chefe da fiscalização do Ministério da Agricultura no Tocantins. Adriana Feitosa teve R$ 2,2 milhões bloqueados em contas de seu núcleo familiar, mas a investigação aponta que o esquema de favorecimento às empresas tenha movimentado até R$ 8 milhões.





Harmonização
Mergulhador encontra baú com garrafas de vinho no Mediterrâneo. Foto: Boris Horvat/AFP

VEJA MAIS


Quis compartilhar com a Rússia, como é meu direito absoluto, fatos sobre terrorismo e segurança

O presidente dos EUA, Donald Trump, ao se defender de acusação de repassar informações secretas a representantes do governo russo.



Bondades em troca de votos

O colunista Marcelo de Moraes fala das ações do governo para aprovar a reforma da Previdência






São Paulo (SP)
Amanhã,
min. 14° max 21°
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
Rio de Janeiro (RJ)
Amanhã,
min. 15° max 26°
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
Compartilhe:   Facebook   Twitter   linkedin   Google mais
Estadão

Opinião

Política

Economia & Negócios

Brasil

Internacional

Esportes

Cultura

Últimas

Assine


Grupo Estado. Copyright © 1995-2014. Todos os direitos reservados

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail naoresponda@estadao.com.br ao seu catálogo de endereços.

O Estadão.com.br respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.