China registra desaparecimento de 44 mil locais de importância cultural
Segundo censo de patrimônio cultural, muitos pontos estão desprotegidos, sendo demolidos para dar lugar a projetos de construção civil.

Cerca de 44 mil ruínas antigas, templos e outros locais de grande importância cultural desapareceram na China nos últimos 20 anos, segundo informa o governo do país.
De acordo com o primeiro censo do patrimônio cultural realizado pela China em duas décadas, cerca de um quarto dos locais pesquisados está em mau estado de conservação.
Ao explicar os resultados, o vice-diretor do levantamento, Liu Xiaohe, disse à mídia estatal chinesa disse que muitos pontos de grande relevância cultural estão desprotegidos, sendo demolidos para dar lugar a projetos de construção civil.
Segundo Liu, o desenvolvimento econômico do país é a razão principal dos danos causados às relíquias culturais chinesas.
O censo, realizado pela Agência Estatal de Patrimônio Cultural da China, registrou cerca de 700 mil áreas em todo o país.
Na região mais afetada, a Província de Shaanxi, onde ficam os famosos guerreiros de terracota, as estatísticas indicam que mais de 3.500 locais de grande relevância cultural simplesmente desapareceram.
O censo não cita especificamente quais construções ou monumentos desapareceram no período de pesquisa.
Muralha ameaçada
Apesar disso, correspondentes da BBC afirmam que até mesmo a Grande Muralha da China está ameaçada pela erosão e pelo progresso desordenado, marcado por construções irregulares.
Segundo os correspondentes, as leis de conservação chinesas são desconsideradas por andarilhos e exploradas por moradores dos vilarejos, que cobram suas próprias taxas de admissão aos patrimônios culturais.
Relatos indicam que, há dois anos, uma parte da muralha construída durante a dinastia Qin foi danificada por mineradores que fizeram buracos na edificação, em busca de ouro. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Notícias relacionadas:
- Grande plano de estímulo à economia da China é improvável, afirma jornal
- Pesquisadores encontram instrumentos musicais mais antigos do mundo
- Escândalo de ingressos derruba secretário-geral de Comitê Olímpico da Ucrânia
- Casal bósnio escravizou jovem alemã durante oito anos
- Indiana forçada a se casar aos 12 anos supera abusos e vira milionária
Siga o @EstadaoCultura no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 08 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








