Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > Cultura
Início do conteúdo

Complexo do Alemão recebe festival de teatro

Peça 'Sua Incelência Ricardo III' fez parte da ocupação cultural no alto do morro do Adeus

19 de setembro de 2011 | 11h 03
Tiago Rogero - O Estado de S. Paulo

RIO - Há duas semanas, após tentativa de invasão de traficantes, a polícia ocupou os Morros do Adeus e da Baiana, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. Neste fim de semana, a ocupação foi cultural. No alto do Adeus, turistas e cariocas "do asfalto" se misturaram à comunidade para assistir a uma adaptação de uma peça de Shakespeare.

Veja também:
link Rigoletto nos 100 anos do Municipal

Peça ficou por conta da Cia. Clowns de Shakespeare - Tasso Marcelo
Tasso Marcelo
Peça ficou por conta da Cia. Clowns de Shakespeare

"Nunca imaginei que fosse ver algo tão bonito nesse local", disse a operadora de máquina Nívea Carvalho, de 35 anos, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ela viu a peça Sua Incelença, Ricardo III, da Cia. Clowns de Shakespeare, de Natal, com os primos, moradores do Alemão.

Foi a segunda edição do Tempo Festival de Artes, mas pela primeira vez o evento foi para uma comunidade. "Foram quatro meses de pesquisa e contato com os moradores. O Alemão é imenso. Há a ocupação pelo Exército, a situação de sítio. A harmonia só pode chegar por meio da cultura e do lazer", disse um dos diretores do festival, César Augusto.

Antes da peça, os franceses da Compagnie Houdart-Heuclin se vestiram de monstros - batizados de "Padox" - e fizeram uma performance. A atriz e coreógrafa gaúcha Roberta Savian encerrou a programação. Para se preparar para o espetáculo, ela morou seis dias no Alemão. "Confesso que tinha um medo enorme que tive de quebrar. Aqui, tive a oportunidade de ver com os próprios olhos a realidade."