Egito rompe vínculo com Louvre, acusando museu por roubo
Governo afirma que instituição se recusa a devolver objetos arqueológicos de artefatos roubados nos anos 80
O departamento de antiguidades do Egito anunciou por meio de comunicado na terça-feira, 6, que rompeu seus laços com o museu francês do Louvre, pois a entidade se recusou a devolver artefatos que, segundo os egípcios, foram roubados.
A decisão significa que não será permitida a realização de expedições arqueológicas ligadas ao museu francês no Egito. Uma palestra no país de uma ex-curadora do Louvre também foi cancelada.
"O Museu Louvre se recusou a devolver ao Egito quatro artefatos arqueológicos roubados durante os anos 1980 da tumba do nobre Tetaki", perto do famoso templo de Luxor, afirma o comunicado, citando o chefe do setor de antiguidades do país, Zahi Hawass.
A ex-diretora do departamento de Egiptologia do Louvre Christiane Ziegler adquiriu as quatro peças no ano passado e as exibiu, segundo o comunicado. A palestra dela no país foi cancelada.
Desde assumir seu cargo, Hawass tem feito da recuperação de peças roubadas uma prioridade. Ele pretende reaver o busto de Nefertite - mulher do faraó Akhenaton - e a Pedra de Roseta, fundamental para a descoberta dos significados dos hieróglifos. O busto está no Museu Egípcio, em Berlim, e a Pedra de Roseta, no British Museum de Londres. Recentemente, Hawass conseguiu trazer de volta para o Egito fios de cabelo roubados da múmia de Ramsés II.
Notícias relacionadas:
- Arqueólogos encontram tumba faraônica de 4 mil anos no sul do Egito
- Candidato da Irmandade Muçulmana e ex-premiê de Mubarak farão 2º turno
- France Telecom compra 94% da egípcia Mobinil
- Ex-premiê de Mubarak e Irmandade vão disputar 2o turno no Egito
- Povoado neolítico e navio mais antigo do Adriático são encontrados sob o mar
Siga o @EstadaoCultura no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 08 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








