Em torno do 'vírus' da ficção
Autor tateante protagoniza livro de Osvaldo Rodrigues
Exercícios Ilusórios, o primeiro romance do poeta paranaense Osvaldo Rodrigues, é um investimento ingênuo no poder da ficção que captura, de forma muito sensível, o papel da mentira e do autoengano na vida das pessoas. Partindo de um jogo literário em que o próprio Osvaldo se apresenta como narrador do livro, esse livro se encontra diluído entre duas energias: a de ser demasiado contemporâneo e literário, apostando em jogos metanarrativos, mas ser também carregado de imenso humor, que dilui qualquer leitura pretensiosa diante da estrutura de camadas de ficção que sustenta.
Ludoman Orni, o protagonista, leva sua vida como a maioria das pessoas: enquanto segue seu trabalho é habitado por histórias que conta para os outros e para si mesmo. No entanto, há um desejo: realizar o salto entre imaginar para si e escrever essas histórias, tornar-se escritor. Enquanto não toma coragem para largar seu trabalho, Ludoman escreve num caderno exercícios ilusórios em que cria fragmentos de relatos futuros. Parte do prazer da leitura é depreender, do que Ludoman escreve, a sua própria vida.
O romance inscreve-se em uma longa tradição de narrativas em que homens doentes de ficção escolhem se dissociarem da realidade. O exercício de Rodrigues poderia ser cansativo; contudo, a ironia tempera o livro. Empreendedor de fantasias, escritor tateante, Ludoman é uma esquisita adição na lista de sonhadores da literatura.
EXERCÍCIOS ILUSÓRIOS
Autor: Osvaldo Rodrigues
Editora: Ficções
(112 págs., R$ 34,90)
VINICIUS JATOBÁ É CRÍTICO LITERÁRIO
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoCultura no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 08 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








