Filme sobre Revolução Francesa abre Festival de Berlim
O filme "O Adeus à Rainha", que narra os primeiros dias da Revolução Francesa através do olhar dos criados do Palácio de Versalhes, terá sua estreia nesta quinta-feira no início do Festival de Cinema de Berlim 2012.
O drama de época em língua francesa, com Diane Kruger como Maria Antonieta, é um dos 18 filmes na principal competição do evento. Centenas de outros serão exibidos nos cinemas da cidade nos próximos dez dias.
A passagem pelo tapete vermelho deve ser rápida se as temperaturas enregelantes continuarem em Berlim, mas o diretor do festival, Dieter Kosslick, ficará contente se os convidados principais aparecerem e o festival causar o tipo certo de barulho.
Também importante será a saúde do mercado cinematográfico que cresceu em volta do festival, atraindo executivos de cinema do mundo para comprar e vender títulos.
Os críticos dizem que a maratona anual de filmes tenta adicionar certa dose de vanguarda em sua seleção neste ano, apresentando vários diretores não testados na categoria principal.
Também vai tentar seguir o sucesso de 2011, quando o drama de divórcio iraniano "A Separação" ganhou o Urso de Ouro de melhor filme e depois o Globo de Ouro e duas indicações ao Oscar.
O júri no festival deste ano, presidido pelo diretor britânico Mike Leigh e com a presença do ator norte-americano Jake Gyllenhaal, estará atento para descobrir outra pérola do cinema mundial, dessa vez talvez da África.
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoCultura no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 08 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 09 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 10 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








