Peça de sarcófago faraônico será devolvida ao Egito
Devolução será feita pelo Museu Metropolitano dos Estados Unidos na próxima quinta-feira
CAIRO - O Museu Metropolitano de Arte de Nova York devolverá ao Egito, na quinta-feira, a parte perdida do sarcófago do Rei Amenemhat I, fundador da XII dinastia do Império Meio (1975-1640 .a.C), informou hoje um comunicado oficial egípcio.
Veja também:
Comissão francesa concorda em devolver artefatos ao Egito
Egito rompe vínculo com Louvre, acusando museu por roubo
Arqueólogo egípcio defende ruptura com o museu do Louvre
Segundo uma nota do Conselho Supremo de Antiguidades, após quase cem anos fora do país, a peça milenar que faz parte da base do sarcófago, voltará ao Egito, depois que o Museu Metropolitano de Arte o comprou de um colecionador em Nova York.
Com a recuperação da peça, a base do sarcófago será completada. A estrutura fica no templo do deus Ptah, em Karnak, em Luxor, cerca de 700 quilômetros ao sul do Cairo.
A recuperação da peça ocorreu depois que as autoridades do museu americano entraram em contato com os responsáveis pelas antiguidades egípcias e expressarem o desejo de devolvê-la ao país árabe.
Especialistas em arqueologia pensavam que a peça do sarcófago, que acreditam tenha sido trasladado a Luxor durante o Império Novo
(1539-1075 .a.C) da antiguidade, tivesse perdida há um século, segundo o texto.
Siga o @EstadaoCultura no Twitter
- 01 Para Marta, aliança entre Haddad e Kassab em ...
- 02 Para bispo, ministra da Secretaria das ...
- 03 Petrobras busca reajuste de combustíveis via ...
- 04 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 05 PT reage a FHC: 'Disputa ideológica sobre ...
- 06 Presidente do PT critica privatizações ...
- 07 Evangélicos da base aliada protestam contra ...
- 08 Para tucano, privatizações de aeroportos ...
- 09 FGV: País tem queda de 7,26% no número de ...
- 10 Mercadante quer dar bônus para escola que ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2011
- Todos os direitos reservados








