Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > São Paulo

Início do conteúdo

Blocos do Rio 'invadem' as ruas de São Paulo

Cordão do Boitatá estreia neste sábado no carnaval paulistano; Sargento Pimenta chega com canções dos Beatles, e Bangalafumenga e Quizomba têm até oficinas de bateria

14 de fevereiro de 2014 | 23h 10
Mônica Reolom - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - Para a publicitária Karinna Vasconcelos, de 37 anos, toda quarta-feira é de "cinzas". Desde abril do ano passado, logo após o expediente em uma agência de conteúdo, Karinna vai às terças-feiras a uma casa em Pinheiros, em São Paulo, rumo ao que ela considera "a melhor coisa que faz na vida": tocar na bateria do tradicional bloco de carnaval do Rio de Janeiro Bangalafumenga.

Cordão do Boitatá se apresenta pela primeira vez em São Paulo - Divulgação
Divulgação
Cordão do Boitatá se apresenta pela primeira vez em São Paulo

Assim como o Banga, como é conhecido pelos integrantes, pelo menos mais três blocos de carnaval do Rio estarão presentes nas ruas de São Paulo neste ano, e dois deles já estão formando bateria própria na cidade em oficinas de percussão, nas quais preparam batuqueiros para tocar nos eventos carnavalescos. "Sabemos que existe essa demanda do paulistano por carnaval e resolvemos trazer o Banga para cá", afirma Cesar Pacci, um fundadores da Oficina da Alegria, junto com Flavia Doria e Alan Edelstein. Eles são os responsáveis por realizar a oficina desde 2011 na cidade.

No primeiro ano, eram cerca de 60 alunos - agora, são 220. Os professores vêm do Rio toda semana para ensinar instrumentos musicais a todos os interessados, sem distinção de profissão, idade e experiência. "Muitas vezes, aquele é o primeiro contato da pessoa com a música; ela não tem a menor ideia do que está tocando, o que é muito legal", afirma Flavia. Karinna, por exemplo, começou a tocar rocar - instrumento parecido com um chocalho - há três anos, e hoje já é instrutora.

Oficina de percussão. Misturando vários instrumentos para criar do frevo ao pop rock, o Quizomba, que no Rio tem sede no Circo Voador, existe desde 2001, mas desembarcou em São Paulo em 2012, com a oficina de percussão. No carnaval do ano passado, cerca de 30 pessoas formaram a bateria do bloco do Acadêmicos do Baixo Augusta, que desfila pelo centro de São Paulo, acompanhadas de batuqueiros do Rio.

"Muita gente que vinha para o Rio pedia para levarmos a oficina a São Paulo. Então resolvemos fazer esse investimento para ver se haveria a demanda. E foi muito legal", comemora o diretor e maestro do grupo, André Schmidt. Hoje, o grupo é formado por 50 alunos que ensaiam na Pérola Negra, escola de samba na Vila Madalena.

A "invasão" dos blocos do Rio na capital paulista é uma tendência, afirma o professor da Unesp Alberto Ikeda, especialista em carnaval. "Existe público ávido por esse tipo de expressão que não está mais interessado só em carnavais confinados, e agora veem opções mais descontraídas. São Paulo é sempre e tão historicamente carrancuda, a terra do trabalho. Rio e Salvador também trabalham, mas se divertem mais", diz.

Na rua. O Cordão do Boitatá, pioneiro do carnaval de rua e desde 1997 presente no Rio, vai se apresentar pela primeira vez em São Paulo neste sábado, 15. E para quem pensa que a falta de praia e o excesso de construções não combinam com carnaval, o músico do bloco Kiko Horta contesta: "São Paulo tem uma coisa bacana para o tipo de bloco que a gente faz: tem muito prédio, que serve de apoio para o som acústico. Isso para trabalho de carnaval de rua é muito bom".

Pela segunda vez na cidade, mas estreando com desfile próprio, o Sargento Pimenta vai trazer no sábado que vem, dia 22, as músicas dos Beatles em ritmo de marchinha. No ano passado, o desfile na cidade foi em conjunto com o Bangalafumenga, na Vila Madalena. Felipe Reznik, diretor musical do grupo, afirma que o bloco fica feliz em poder contribuir para o renascimento do carnaval de rua da capital paulista. "A sensação que eu tenho é de que São Paulo está começando a ver o poder e o potencial que existe nessa grande festa brasileira", afirma.

OS BLOCOS DO RIO EM SP

Cordão do Boitatá

Local: Pirajá (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64)

Dia: 15 de fevereiro (sábado)

Horário: 13h

Bangalafumenga

Local: Av. Paulo VI (altura da Rua Lisboa) até Av. Sumaré

Dia: 22 de fevereiro (sábado)

Concentração: 10h / Desfile: 11h

Sargento Pimenta

Local: Av. Paulo VI (altura da Rua Lisboa) até Av. Sumaré

Dia: 22 de fevereiro (sábado)

Horário do desfile: 13h30

Quizomba + Acadêmicos do Baixo Augusta

Local: Esquina das Ruas Augusta e Marquês de Paranaguá, vai até a Praça Roosevelt

Dia: 23 de fevereiro (domingo)

Concentração: 14h / Desfile: 16h





Tópicos: Carnaval 2014, Blocos, Folia, Rio

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão

As obras inacabadas da Transnordestina

  • As obras inacabadas da Transnordestina
  • Belo Horizonte na Copa
  • 700 famílias temem ficar sem teto em ocupação de Osasco



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo