Condephaat autoriza início de processo de tombamento do Cine Belas Artes
Dono do imóvel não poderá dar nenhum outro fim ao edifício enquanto processo não terminar
SÃO PAULO - Após quatro horas de discussão na manhã desta segunda-feira, 3, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão do governo estadual, acaba de autorizar a abertura do processo de tombamento do Cine Belas Artes, na região da Consolação, centro da capital.
Veja também:
Procuradoria diz não a tombamento do Belas Artes
Conselheiros rechaçam pedido de tombamento do Cine Belas Artes
'Estadão/ESPN': Belas Artes afirma que Conpresp não deveria ter decidido o destino do cinema
.jpg)
Enquanto o processo não chegar ao final o proprietário do imóvel não poderá dar nenhum outro fim ao edifício.
Conselheiros do órgão consideraram no parecer que não só o imóvel do cine Belas Artes como também o do antigo restaurante Riviera e a passagem subterrânea da Rua da Consolação, que faz a ligação entre essas duas edificações, marcaram época na capital e podem ser tombados como bem cultural de artes.
A presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira de Melo, negou que o Bar Riviera e a passagem subterrânea da Rua da Consolação, que faz a ligação entre os dois imóveis, não foram incluídos no estudo inicial do processo de tombamento do Cine Belas Artes. "Apenas alguns conselheiros comentaram na reunião a importância histórica desses locais e a ligação que tinham com o Belas Artes", explicou.
O advogado do proprietário do Cine Belas Artes, Fábio Luchesi Filho, disse que ainda desconhece o teor do processo de tombamento. "Ainda não tomei conhecimento do teor desse processo de inicio de tombamento. Devo ter acesso até, no máximo, nesta quarta-feira. Se há um processo, vamos recorrer", afirmou.
Texto atualizado às 15h48 para acréscimo de informações
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 Governo já discute redução de superávit ...
- 04 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 05 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
- 06 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 07 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 08 Para ruralistas, veto ao Código Florestal ...
- 09 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 10 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








