Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > Brasil
Início do conteúdo

Depoimentos comprovam que dono da Kiss rebaixou o teto da boate

A espuma inflamável para o isolamento acústico foi colocada no teto após abaixo assinado contra o barulho

30 de janeiro de 2013 | 16h 29
Diego Zanchetta, Enviado especial

SANTA MARIA - Novos depoimentos e documentos obtidos pela Polícia Civil de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, comprovam que Elissandro Spohr, o Kiko, dono da boate Kiss, fez uso de uma espuma inflamável para o isolamento acústico vetada por lei municipal, rebaixando o teto da boate em outubro, logo após abaixo assinado de 87 vizinhos contra o barulho do local. Uma ex-gerente da casa, Vanessa Vasconcelos, de 31 anos, informou também que Kiko mandava retirar os extintores das paredes por questão estética.

Veja também:
link Advogado de dono da boate Kiss rechaça homicídio doloso
link Sobe para 143 o número de pessoas com sintomas de pneumonia em Santa Maria
link Casas famosas de SP não têm alvará

Ela trabalhou na casa de dezembro de 2010 a dezembro de 2012 e sua irmã morreu na tragédia. "Ele achava feio os extintores. Mandava a gente tirar. Só colocava de volta quando ia ter inspeção ou quando ficava com medo que iriam inspecionar a casa", disse a jovem.

A defesa do proprietário negou a mudança dos extintores e diz que o uso da espuma inflamável foi indicado por uma empresa de engenharia, cujo nome não foi divulgado. "Preciso ter a certeza de tudo para dizer nomes, mas não foi o Kiko que teve a ideia de comprar a espuma, ele teve uma assessoria técnica", afirmou o advogado Jairo Marques. Ele, porém, admite que a colocação da espuma não foi comunicada ao Ministério Público Estadual, com quem o estabelecimento tinha um TAC assinado.

As modificações no isolamento acústico da casa podem ter sido decisivas para a causa da tragédia - foram as faíscas de um sinalizador usado pela banda Gurizada Fandangueira que entraram em contato com a espuma e produziram uma fumaça tóxica que matou a maior parte das 236 vítimas. A colocação da espuma, segundo a polícia, também rebaixou o teto da boate, que ficou mais próximo do palco. No projeto original de isolamento acústico indicado pelo MP, só haviam duas camadas, uma de gesso e outra de cera com vidro. A espuma foi colocada na terceira e última camada, abaixo do gesso e da cera.

Acréscimo

O delegado regional Marcelo Arigony, chefe das investigações da tragédia, acha que as evidências contra o dono da boate embasam a prorrogação do pedido de prisão temporária de cinco dias dos quatro suspeitos presos e cujo prazo vence amanhã. Para a defesa, porém, os argumentos da prisão temporária não possuem mais validade.

"A prisão temporária foi justificada sob a suspeita de que os donos tinham escondido câmeras do circuito interno de segurança. Mas tenho aqui uma assinatura do dono da empresa que fazia a manutenção dos equipamentos dizendo que eles não estavam funcionando", mostrou o advogado. Kiko está internado em Cruz Alta, a 130 quilômetros de Santa Maria. "Ele só saiu da cidade por receio de ser hostilizado."



Tópicos: Santa Maria, Kiss, Incêndio

Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o @estadao no Twitter

Nova manifestação em São Paulo tem clima mais tenso logo no começo

  • Nova manifestação em São Paulo tem clima mais tenso logo no começo
  • Manifestantes pacíficos tentam impedir depredação da Prefeitura de São Paulo
  •  Minoria de não mais de 30 manifestantes impediu que o protesto terminasse em paz

Fechar

Para continuar lendo o Estadão, faça já o seu cadastro. É rápido e fácil.

Seus dados serão guardados de forma segura e não serão compartilhados.

Quero me cadastrar Sou assinante Já sou cadastrado
SOU ASSINANTE - ACESSO
Esqueci minha senha
JÁ SOU CADASTRADO

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão.

Esqueci minha senha
QUERO CRIAR MEU LOGIN

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha.

ESQUECI MINHA SENHA

QUERO ME CADASTRAR

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo.

CADASTRO REALIZADO

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail .
Clique no link fornecido e crie sua senha.


Importante!
Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail está ativado.

QUERO ME CADASTRAR

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo.