Ir para o conteúdo
ir para o conteúdo
 • 
Você está em Notícias > São Paulo
Início do conteúdo

Governo de SP corre para entregar estação de metrô em 40 dias

Parada Adolfo Pinheiro, em obras desde 2009, ainda não tem todas as escadas rolantes nem coberturas nas entradas; rua sobre a parada está sem calçada

12 de dezembro de 2013 | 11h 51
Caio do Valle - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - O governo de São Paulo promete entregar a Estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, em 40 dias. Para cumprir o prazo, no entanto, terá de correr, já que faltam escadas rolantes, não há cobertura nas entradas e o piso está incompleto. As portas de plataformas também não foram todas instaladas. 

Entrada da estação, ainda sem cobertura e com piso inacabado - Caio do Valle/Estadão
Caio do Valle/Estadão
Entrada da estação, ainda sem cobertura e com piso inacabado

A própria rua que fica sobre a estação, em Santo Amaro, na zona sul, precisa ser asfaltada e as calçadas devem ser todas refeitas em um quarteirão inteiro. Em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 12, na futura estação, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) garantiu que a parada, em construção desde 2009, abrirá em janeiro. O funcionamento em horário comercial pleno, no entanto, só deve ocorrer cerca de um mês depois.

"Essa estação, Adolfo Pinheiro, deve ficar pronta em 40 dias. Nós esperamos entregar na semana do aniversário de São Paulo. Nós temos hoje 64 estações. Essa será a estação 65", disse o tucano, que fez o que a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos anunciou como "a primeira viagem teste entre a Estação Largo Treze e a futura Estação Adolfo Pinheiro". Uma composição, restrita à cúpula do Metrô e à imprensa, realizou o percurso de 1,2 km entre ambas as paradas.

Ao fim do trajeto, Alckmin passeou pela estação em obras e falou com os repórteres. Disse que as próximas estações em obras da Linha 5-Lilás só serão entregues em dois anos. "A previsão é que fiquem prontas em 2015 Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. E vamos tentar antecipar o máximo que a gente puder das dez estações." O ramal terminará na Chácara Klabin, com interligação com a Linha 2-Verde.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, foi mais específico sobre quando a estação deverá abrir as portas para a população. "A data prevista está dependendo agora de a gente fazer o acerto com agendas e é entre (os dias) 20 e 24." A intenção é fazer uma "festa", aproveitando o aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro.

Operários da obra ouvidos pela reportagem afirmaram que a construção está a todo o vapor, com turnos até durante a noite.

Linha 4. Sobre a Linha 4-Amarela, em construção há nove anos e com 6 das 11 estações previstas entregues, Jurandir Fernandes declarou que três novas paradas serão inauguradas no ano que vem - a maioria delas, no segundo semestre, época que coincide com o período eleitoral, no qual Alckmin deverá concorrer como candidato à reeleição.

 "Continuamos com aquela perspectiva forte, já concretizada, de três estações este ano agora de 2014. Nós vamos fazer a Oscar Freire, vamos fazer a Fradique Coutinho, que é a primeira delas, e a Higienópolis (-Mackenzie). O esforço grande agora é puxar também a (São Paulo-)Morumbi para 2014. Está difícil, porque nós reformulamos todo o projeto da estação Morumbi por causa da chegada da Linha 17(-Ouro) lá."

Segundo ele, "talvez" a Estação Fradique Coutinho fique pronta no primeiro semestre. O resto, no segundo, "no final do ano", disse o dirigente.






Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão

Protesto pede autonomia para o IBGE

  • Protesto pede autonomia para o IBGE
  • Devo ou não contratar a garantia estendida?
  • Todas as informações sobre o produto têm de ser claras



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo