Motoristas e cobradores prometem greve de ônibus em SP no próximo dia 13
Mais de 6 milhões de pessoas devem ser prejudicadas pela paralisação de motoristas e cobradores
SÃO PAULO - Toda a capital paulista pode amanhecer sem as linhas de ônibus de transporte público na próxima segunda-feira, 13. Motoristas e cobradores, na tarde de segunda-feira, 6, em reunião resolveram paralisar as 32 garagens da cidade a partir da 0h do dia 13.
Veja também:
Greve afeta milhares e pode voltar
Plano de segurança da Copa contempla greve de trabalhadores
A categoria protesta contra os critérios utilizados pela São Paulo Transportes (SPTrans) na aplicação das multas e nos valores delas de acordo com o chamado Regulamento de Sanções e Multas (Resam). Os motoristas e cobradores afirmam que as empresas, ao repassarem ao holerite os altos valores das multas, comprometem os salários dos funcionários. Segundo o sindicato, a Prefeitura aplica cerca de 400 multas diárias nas empresas de ônibus.
Em nota, o sindicato afirma que "desde 2009 a diretoria tenta em vão negociar com os representantes da Prefeitura e da SPtrans uma solução definitiva para a questão de duplicidade de multas que constam no Código de Trânsito Brasileiro e no Resam, que são aplicadas indiscriminadamente pelos agentes da SPTrans". O sindicato ainda afirma que o objetivo da categoria "não é isentar as empresas das responsabilidades contratuais".
Mais de 6,1 milhões de pessoas utilizam ônibus diariamente na capital paulista. Na última paralisação, ocorrida entre as 3h e 6h do dia 31 de janeiro, cerca de 2 milhões de usuários foram prejudicados. A grande maioria dos ônibus começou a circular somente a partir das 6h30.
A greve foi decidida na sede do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, no centro.
Siga o @estadao no Twitter
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 ‘Você corre atrás do sonho, mas não ...
- 04 ‘Saverin, não volte nunca mais’, diz ...
- 05 Staff de Dilma tentou convencer manifestantes ...
- 06 Mantega teme desaceleração no investimento ...
- 07 Não vai ter nenhum aumento de combustíveis, ...
- 08 Vaccarezza diz que enviou mensagem a Cabral ...
- 09 Nota Fiscal Paulista ainda tem R$ 3,1 ...
- 10 Depois da poupança, governo aumenta pressão ...
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados








