Confiança da indústria sobe pelo 4º mês consecutivo
Crescimento de 8,7% em abril ante março consolida recuperação, mas índice continua abaixo da média histórica
O Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, subiu 8,7% em abril ante março, segundo informou nesta quinta-feira, 30, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A fundação aproveitou ainda para atualizar o dado referente a março. No mês passado, a FGV anunciou alta de 2,2% para o ICI do terceiro mês do ano, porcentual que foi atualizado para 2,1%.
Veja também:
Para presidente da CNI, corte na Selic é aquém da expectativa
Taxa Selic atinge nível mais baixo da história
As medidas do Brasil contra a crise
De olho nos sintomas da crise econômica
Em comunicado, a FGV comentou que essa foi a quarta elevação consecutiva do índice. Na prática, na avaliação da fundação, esse resultado consolida uma tendência de recuperação gradual da confiança, após recuo acentuado durante o quarto trimestre de 2008. Entretanto, a fundação faz uma ressalva: apesar da evolução favorável, o índice encontra-se abaixo da média histórica (99,2 pontos), o que reflete ainda um ritmo ainda fraco de atividade econômica.
O ICI é um indicador que utiliza para cálculo uma escala que vai de 0 a 200 pontos, sendo que o resultado do índice é de queda ou de elevação, se a pontuação total das respostas fica abaixo ou acima de 100 pontos, respectivamente. Os dados atualizados do índice mostram que, de março para abril, o indicador subiu de 77,8 pontos para 84,6 pontos, na série com ajuste sazonal.
Na comparação com abril do ano passado, o ICI registrou queda de 25,5% esse mês, recuo menos intenso do que a taxa negativa de 32,5% em março, no mesmo tipo de comparação, nos dados sem ajuste sazonal.
O ICI é composto por dois indicadores. O primeiro é o Índice da Situação Atual (ISA), que teve aumento de 8,3% em abril após subir 2,2% em março, nos dados atualizados na série com ajuste sazonal. O segundo componente do ICI é o Índice de Expectativas, que apresentou alta de 9,2% em abril em comparação com o aumento de 2% em março, também na série atualizada com ajuste sazonal. Na comparação com abril do ano passado, nos dados sem ajuste sazonal, houve quedas de 28,8% e de 21,9%, respectivamente, para o índice de Situação Atual e para o indicador de Expectativas, em abril deste ano.
Utilização de Capacidade Instalada
O Nível de Utilização de Capacidade Instalada (Nuci) da indústria, com ajuste sazonal, teve patamar 78,3% em abril. A FGV também atualizou o patamar do Nuci referente ao mês passado, na série com ajuste sazonal, de 77,77% para 77,8%.
De acordo com série histórica fornecida pela fundação, em seu comunicado, o patamar de Nuci referente ao mês de abril é o maior desde dezembro do ano passado, quando esse indicador apontava resultado de 79,9%.
Ainda segundo a fundação, na série de dados sem ajuste sazonal, o nível de uso de capacidade em abril foi de 77,6%, também o mais intenso desde dezembro do ano passado (quando o Nuci alcançou patamar de 80,6%).
Notícias relacionadas:
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 05:55 Espanha: Bankia desaba 27% na retomada ...
- 05:34 Itália: confiança dos empresários cai ...
- 03:26 Austrália e Tailândia revisarão acordo ...
- 23:07 Dívida em dólar cresce 10% e afeta lucro ...
- 22:43 Governo prepara fusão de impostos
- 21:00 Ele sabe o que você está pensando
- 21:00 Empresários em um divã virtual
- 21:00 A explosão do mercado de aplicativos
- 21:00 Microsoft enfrenta desafio móvel
- 21:00 A briga por herança na ...









