Fim da isenção do IPI provoca falta de carros
O movimento nos feirões das montadoras e nas lojas no fim de semana foi acima do previsto. O grande volume de negócios foi motivado por consumidores que quiseram aproveitar o último fim de semana com a isenção completa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de carros novos. O benefício do IPI zero termina amanhã, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União. Até dezembro o imposto sobe um pouco mês a mês, até voltar ao normal em janeiro.
A correria, em alguns casos, superou a previsão das montadoras e das concessionárias. Uma das consequências de vendas acima do previsto é que, dependendo do modelo escolhido, o consumidor corre o risco de não encontrá-lo para pronta entrega e a espera pode chegar a três meses. Se isso acontecer, o comprador perde os descontos do IPI.
Na rede de lojas do Grupo Amazonas, em São Paulo (com seis unidades da Fiat e duas da Volks), o fim de semana rendeu o fechamento de 375 contratos para a venda de modelos novos e 120 para usados. Atualmente há 180 carros novos da Fiat no pátio da Amazonas. "Quem demorar e dependendo do modelo que quiser pode não pegar o desconto do IPI por falta de produto", diz Richard Marques, gerente de vendas da empresa. Na rede de concessionárias da Fiat o maior problema é com o modelo Strada cabine dupla, lançado recentemente pela montadora. A espera, segundo Marques, é de até 90 dias. Quem comprar o modelo da Fiat provavelmente não verá a cor do desconto do IPI. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 03:26 Austrália e Tailândia revisarão acordo ...
- 23:07 Dívida em dólar cresce 10% e afeta lucro ...
- 22:43 Governo prepara fusão de impostos
- 21:00 A briga por herança na ...
- 21:00 Ele sabe o que você está pensando
- 21:00 Empresários em um divã virtual
- 21:00 A explosão do mercado de aplicativos
- 21:00 Microsoft enfrenta desafio móvel
- 20:21 Irmãos Plöger seguiram caminhos diferentes
- 19:54 Premiê da Irlanda pede aprovação de ...









