Intel recebe multa recorde na Europa por práticas contra concorrência
Empresa de processadores estaria pagando fabricantes para não usar chip da rival.

A fabricante de chips Intel foi multada em 1,06 bilhões de euros nesta quarta-feira pela Comissão Europeia por práticas desleais no mercado de informática europeu.
Esta é a maior multa já aplicada pela Comissão. A multa é mais que o dobro da que foi imposta à Microsoft em 2004 por abusar da sua posição dominante no mercado de informática europeu.
A multa foi resultado de uma investigação que começou em 2000, quando a empresa rival da Intel, a Advanced Micro Devices (AMD), entrou com uma reclamação.
A AMD alegava que a Intel estava pagando fabricantes de computadores na Europa para que não usassem os processadores AMD.
Em sua decisão, anunciada nesta quarta-feira, a Comissão Européia afirmou que a Intel ofereceu descontos especiais e secretos a fabricantes de computadores que usavam seus chips.
A investigação da Comissão também revelou que a Intel pagou para que uma rede de comercialização de produtos informáticos vendesse apenas computadores com os seus processadores.
"A Intel prejudicou milhões de consumidores europeus ao deliberadamente atuar para impedir acesso dos seus competidores ao mercado de chips de computadores por muitos anos", disse a comissária de Concorrência, Neelie Kroes.
"Uma violação tão séria e contínua das leis antitruste da Europa não pode ser tolerada."
A Comissão também exigiu que a Intel interrompa as práticas anticompetição, que ainda estariam em vigor.
No ano passado, a Intel fabricou 80,5% dos microprocessadores usados por PCs, contra 12% da AMD.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Notícias relacionadas:
- Após polêmica, Rafael Nadal é submetido a exame antidoping
- Governo grego aprova plano de austeridade e parlamento decide no domingo
- Canal divulga vídeo da cabine de comando do Costa Concordia
- Agência ameaça Grécia e diz que vai considerar calote uso de cláusula
- ONU diz que Espanha deveria rever anistia ao franquismo
Siga o @EstadaoEconomia no Twitter
- 14:58 Na Grécia, policiais e manifestantes ...
- 13:05 Aéreas buscam acordo junto à ONU para ...
- 11:59 Parlamento grego vota 'cruciais' e ...
- 09:52 Bancos só veem queda do calote no 2º semestre
- 09:35 ?Gatos? causam prejuízo de R$ 7 bi ...
- 09:21 Indústria e varejo brigam pelo lucro ...
- 09:10 Ponte aérea é mais cara que ...
- 08:57 Gabrielli: combustível tem de subir 'em ...
- 21:57 Bancos só veem queda do calote no 2º semestre
- 21:49 ‘No modelo do pré-sal, a Petrobrás ...








