Breve história do Santos e seus títulos
SANTOS - Clube poderia ter se chamado Brasil Atlético, Euterpe ou Concórdia. Decidiram por Santos numa alusão direta à cidade. No dia 15 de setembro, o Santos faria seu primeiro jogo oficial, 3 a 0 contra o Santos Athletic Club, clubes dos ingleses. O time usava as cores branco, azul e dourado. Um ano depois, as cores oficiais passaram a ser o branco e o preto.

O Santos começou a engrenar no começo da década de 1920, com Ary Patusca liderando o ataque dos "100 gols". Feitiço era o grande jogador da época. Pela primeira vez antes da era Pelé, o Santos formou uma linha que caiu na boca do povo, com Siriri, Camarão, Feitiço, Araken Patusca e Evangelista. O primeiro título só veio em 1935, sobre o Corinthians, no Parque São Jorge: vitória por 2 a 0. O Santos não ganhava campeonatos. Para festeja ro segundo, teve de esperar por mais 20 anos. Foi no bi de 1955/56, já em suas fileiras jogadores que fariam fama na história do clube, como Manga, Formiga, Zito, Del Vecchio e Pepe.
A partir de 1956, tudo isso mudou com a chegada de Pelé, cuja história se mistura com a do próprio Santos nas décadas seguintes e até hoje. Com Pelé, o Samtos não parou mais de ganhar campeonatos, humilhar os adversários e fazer história no Brasil e fora dele. Pelé fez o Santos famoso no mundo inteiro. Foi com Pelé que o Santos teve sua segunda linha mais famosa do País, formada por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Não foram os únicos a eternizar a história do clube. Muitos outros bons de bola passaram pela Vila Belmiro: Gilmar dos Sanros Neves, Mauro Ramos, Pagão, Toninho Guerreiro, Edu, Clodoaldo, Juari, Pita, Aílton Lira, Giovanni, Robinho, Diego, Paulo Henrique Ganso e Neymar.
Os títulos do Santos
Campeonato Paulista: 19
1935/55/56/58/60/61/62/64/65/67/68/69/73/78/84/2006/07/10 e 2011
Torneio Rio-São Paulo: 5
1959/63/64/66 e 1997
Campeonato Brasileiro: 8
1961/62/63/64/65/68/2002 e 2004
Libertadores: 3
1962/63/2011
Conmebol: 1
1998
Mundiais de Clubes da Fifa: 2
1962/63
Siga o @EstadaoEsporte no Twitter
Notícias ESPN
-
/bahia
Podendo ficar 180 dias suspenso, Zé Roberto vai à missa do Bahia
-
/palmeiras
Arena Palestra tem primeira cadeira instalada, na cor preta; Marcos vai estrear assento
-
/saopaulo
Mesmo com risco de ir ao banco, Denis se inspira no empenho de Ceni
-
/rolandgarros
VÍDEO: Para Meligeni, jogo de Serena foi o mais interessante de Roland Garros até aqui
-
/atleticomineiro
Atacante Diego Tardelli adere a programa sócio-torcedor do Atlético-MG
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 04 Governo já discute redução de superávit ...
- 05 Rota invade suposta reunião do PCC e ação ...
- 06 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 07 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 08 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 09 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 10 Ex-integrante do Mossad sugere envolvimento ...
Programação da TV
-
29/05 Agora
América-RN x Avaí
Futebol | Série B do Brasileirão
Pay-per-view -
29/05 Agora
CRB x Guaratinguetá
Futebol | Série B do Brasileirão
Pay-per-view -
29/05 Agora
Joinville x Guarani
Futebol | Série B do Brasileirão
Pay-per-view -
29/05 Agora
Ceará x Goiás
Futebol | Série B do Brasileirão
SporTV -
29/05 Agora
São Caetano x Bragantino
Futebol | Série B do Brasileirão
Pay-per-view
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados










