ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Esportes > Futebol

China condena 39 pessoas por manipulação no futebol

18 de fevereiro de 2012 | 11h 37
AE-AP - Agência Estado

O ex-vice-diretor da Associação de Futebol da China foi condenado neste sábado a dez anos de prisão, em uma tentativa do país de combater a corrupção e a manipulação de resultados. Yang Yimin, acusado de ter recebido 1,25 milhão de yuan em subornos, foi uma das 39 pessoas condenadas em uma única sessão do tribunal no cidade nordestina de Tieliang.

Os condenados incluem o ex-chefe da comissão de árbitros, Zhang Jianqiang, que recebeu uma sentença de 12 anos por aceitar subornos num total de 2,73 milhões de yuans e ex-presidentes ou treinadores de cinco clubes do Campeonato Chinês.

Os dirigentes de times receberam sentenças de até oito anos por suborno, apostas e outros crimes que tem relação com a manipulação de resultados. O clube Qingdao Hailifeng foi multado em 2 milhões de yuans por corrupção, enquanto o Chengdu Blades foi multado em 600 mil yuans por conta da mesma acusação.

Na quinta-feira, o mesmo tribunal condenou o árbitro Lu Jun, que apitou dois jogos da Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão, a cinco anos de prisão por ter recebido US$ 130 mil para manipular o resultado de sete partidas. Três árbitros e outros cinco dirigentes foram multados ou condenados a até sete anos por manipulação de resultados.

A China tenta reprimir a manipulação de resultados desde 2009 e considera que esta forma de corrupção mina a competitividade do futebol local. No entanto, os problemas começaram, pelo menos, em 2001, quando as acusações, incluindo suborno de árbitros, surgiram pela primeira vez. A seleção nacional não tem mais chances de se classificar para a Copa do Mundo de 2014 e disputou o Mundial apenas uma vez, em 2002, quando perdeu os três jogos da fase de grupos e não conseguiu fazer gols.


Tópicos: Futebol, China, Corrupção

Siga o @EstadaoEsporte no Twitter

Programação da TV

  • 29/05 Agora

    Jogos

    Tênis | Roland Garros

    ESPN
  • 29/05 15h45

    Caja Laboral x Real Madrid

    Basquete | Liga Espanhola

    BandSports
  • 29/05 15h45

    Itália x Luxemburgo

    Futebol | Amistoso

    SporTV e Esporte Interativo
  • 29/05 19h30

    América-RN x Avaí

    Futebol | Série B do Brasileirão

    Pay-per-view
  • 29/05 19h30

    CRB x Guaratinguetá

    Futebol | Série B do Brasileirão

    Pay-per-view
Programação completa

Clínicas Olímpicas leva basquete para o Tatuapé

  • Clínicas Olímpicas leva basquete para o Tatuapé
  • Santos passa em branco de novo e só empata com o Sport
  • Grêmio faz 1 a 0 no Palmeiras