Compacto, estádio corintiano promete ser um caldeirão
Projetado para 48 mil torcedores, Fielzão terá primeira fila da parte central a apenas 7 m do gramado

DDG/Divulgação
Imagens gráficas do futuro estádio do Corinthians, que será construído em Itaquera
SÃO PAULO - Sonho antigo do Corinthians, o estádio que será construído em Itaquera (zona leste de São Paulo) promete deixar o torcedor, literalmente, mais perto do time. De concepção europeia, a arena será compacta para gastar menos dinheiro. Quem ficar na primeira fila na parte central estará a apenas sete metros dos atletas. Já atrás dos gols, a visibilidade também é muito boa: cerca de dez metros do espetáculo.
Veja também:
Corinthians oficializa estádio em Itaquera, mas para 48 mil lugares
Corinthians promove eventos para comemorar centenário
Em formato quadrangular, o estádio terá 65% dos lugares com visão considerada ótima pela Fifa - o restante está dentro do recomendável. Ao redor do campo, grades metálicas não obstruem a visão do espectador e podem ser dobradas para frente, para evitar problemas em caso de tumulto nas arquibancadas. A construção, que vai aproveitar o desnível do terreno, permitirá ao torcedor chegar pela parte de cima. Serão poucos os lugares em que a torcida terá de subir escadas para se acomodar.
O projeto é de dois escritórios de arquitetura do Rio de Janeiro, o Coutinho, Diegues e Cordeiro, e o DDG. Também foi feita parceria com o escritório alemão Werner Sobek, que fez cálculos estruturais na Alemanha e ficou responsável pela tecnologia de sustentabilidade e racionalidade de energia. O teto é fixo, com perfil aerodinâmico calculado em túnel de vento. Assim, além das razões estéticas, é bem leve e barato. É muito comum em estádios a falta de vento no gramado, que faz com que a grama apodreça.
Na arena corintiana, esta foi a forma encontrada para permitir a circulação de ar bem equilibrada e também refrescar os torcedores, principalmente no verão. As obras vão ocorrer em um terreno cedido há cerca de 30 anos ao Corinthians, que tem a concessão por mais 60.
O projeto foi feito inicialmente para 70 mil pessoas, segundo solicitação do Corinthians. Mas a capacidade atual é de 48.234 lugares. A ideia do presidente Andrés Sanchez era que o estádio pudesse crescer nos anos seguintes, de acordo com a demanda da torcida e do crescimento vegetativo da cidade. Tudo seria feito por módulos, para acompanhar esse movimento da Fiel. Mas com a necessidade de usar o estádio para a abertura da Copa do Mundo em 2014, os planos tiveram de ser acelerados. O custo vai aumentar e a discussão será se o aumento do público atrás dos gols para o torneio será definitivo ou provisório. Isso será definido nos próximos dias.
Siga o @EstadaoEsporte no Twitter
Notícias ESPN
-
/palmeiras
Marcos confirma 12/12/12 para despedida, mas adversário ainda é desconhecido
-
/eurocopa
Croácia divulga convocados para a Euro sem Lovren e com atacante brasileiro naturalizado
-
/rolandgarros
VÍDEO: Ferrer passeia, Tipsarevic vence, e Dolgopolov cai na estreia em Roland Garros
- /leonardobertozzi
- /leonardobertozzi
- 01 Serra chama de 'lixo' livro sobre ...
- 02 Obama dá sinal verde a sanções contra ...
- 03 ‘Estado’lança site e aplicativo para ...
- 04 Governo já discute redução de superávit ...
- 05 Montadoras fazem feirões para baixar ...
- 06 Cachoeira fica calado e CPI antecipa fim de ...
- 07 Mercado financeiro prevê PIB abaixo de 3% em ...
- 08 Crise atual pode ser pior que a Grande ...
- 09 Ex-integrante do Mossad sugere envolvimento ...
- 10 Assessor da Comissão da Verdade defende ...
Programação da TV
-
29/05 Agora
Jogos
Tênis | Roland Garros
ESPN -
29/05 15h45
Caja Laboral x Real Madrid
Basquete | Liga Espanhola
BandSports -
29/05 15h45
Itália x Luxemburgo
Futebol | Amistoso
SporTV e Esporte Interativo -
29/05 19h30
América-RN x Avaí
Futebol | Série B do Brasileirão
Pay-per-view -
29/05 19h30
CRB x Guaratinguetá
Futebol | Série B do Brasileirão
Pay-per-view
Grupo Estado
- Copyright © 1995-2012
- Todos os direitos reservados










