ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Esportes > Futebol

Flamengo bate o Corinthians e é o novo líder do Brasileirão

Com a vitória por 2 a 0, time rubro-negro garante uma vaga na Libertadores; corintianos contestam arbitragem

29 de novembro de 2009 | 19h 02
Tercio David - estadao.com.br

O Flamengo é o novo líder do Brasileirão. Graças aos gols de Zé Roberto, ainda no primeiro tempo, e de Léo Moura, de pênalti aos 48 do segundo tempo, o time rubro-negro venceu o Corinthians por 2 a 0 neste domingo, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela penúltima rodada do campeonato, e superou o São Paulo na classificação. De quebra, a equipe carioca ainda garantiu uma vaga na Libertadores.

Flamenguistas comemora com a torcida o gol de Zé Roberto diante do Corinthians - Keiny Andrade/AE
Keiny Andrade/AE
Flamenguistas comemora com a torcida o gol de Zé Roberto diante do Corinthians

Veja também:

linkFérias dos corintianos começam na segunda linkCorinthians culpa arbitragem por derrota
som Ouça os gols na Eldorado/ESPN: Flamengo - 0x1 | 0x2
tabela SIMULADOR - Veja quem pode ser o campeão
especialMASCOTES - Baixe o papel de parede dos times
especialBRASILEIRÃO - Leia mais sobre a competição
BRASILEIRÃO 2009 - lista Tabela | tabela Classificação
especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

Com a vitória, o Flamengo chegou a 64 pontos, dois a mais que os vice-líderes Internacional, Palmeiras e São Paulo, os únicos que ainda podem impedir o sexto título da equipe carioca. O Corinthians, que jogou muito preocupado com a arbitragem de Evandro Rogério Roman, segue com 49 pontos, mas já na metade de baixo da tabela.

CORINTHIANS 0
Felipe     ; Jucilei, Chicão     , Paulo André e Escudero      (Dodô); Edu (Moradei     ), Elias, Boquita e Defederico; Jorge Henrique e Ronaldo (Souza     ).
Técnico: Mano Menezes
FLAMENGO 2
Bruno; Leonardo Moura, Álvaro     , Ronaldo Angelim      e Juan; Aírton, Toró, Willians      e Petkovic      (Fierro); Zé Roberto e Bruno Mezenga (Denis Marques).
Técnico: Andrade
Gols: Zé Roberto, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Léo Moura, aos 48 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Evandro Rogerio Roman (PR).
Renda: Não disponível
Público: 25.775 pagantes
Estádio: Brinco de Ouro, em Campinas (SP)

No intervalo e no final do jogo, os atletas do Corinthians reclamaram bastante do árbitro e de seus auxiliares. "É brincadeira o que ele (Evandro Rogério Roman) falou para gente em campo. É melhor não comentar porque depois acaba sendo punido pelo tribunal", esbravejou Jorge Henrique, na saída de campo.

No próximo final de semana, na última rodada do campeonato, o Corinthians pega o Atlético Mineiro, no Mineirão, no domingo, às 17 horas. No mesmo dia, o Flamengo recebe o Grêmio, no Maracanã, firme na briga pelo título do Brasileirão.

NERVOSO
Nervoso, acuado, reclamando da arbitragem, com seu principal jogador saindo de campo contundido e com o técnico expulso ainda no primeiro tempo. Não, este não foi o Flamengo, que está firme na briga pelo título, mas sim o despretensioso Corinthians, que por nada mais briga neste Brasileirão.

Ao contrário do que poderia se imaginar, o Flamengo mostrou-se muito tranquilo durante todo o jogo e bastante confiante, apesar da ausência de Adriano, por conta de uma contusão no pé esquerdo.

A confiança do Flamengo não diminuiu em nenhum momento, seja no anúncio do gol do ex-líder São Paulo no Serra Dourada, ou na cabeçada de Álvaro que acertou a trave esquerda de Felipe, arrancando um "Uhhhhh" da torcida flamenguista atrás do gol.

A primeira boa noticia, esta para as duas torcidas no estádio, foi o anuncio do empate do Goiás no Serra Dourada. Pouco depois, só uma torcida comemorou, a do Flamengo, quando Toró bateu rápido uma falta do meio-de-campo e encontrou Zé Roberto bem posicionado. O atacante ganhou  de Jucilei no corpo, invadiu a área e bate entre as pernas de Felipe para faz 1 a 0.

A comemoração voltou a ser das duas torcidas, instantes depois do gol do Flamengo, quando chegou a noticia da virada do Goiás em cima do São Paulo.

Mas a comemoração do gol do Goiás não contagiou os jogadores do Corinthians, que ainda sim continuaram reclamando da arbitragem, principalmente de faltas não marcadas e cartões não aplicados. Tanto que Mano Menezes acabou expulso antes mesmo do apito final do primeiro tempo, e do incrível gol perdido por Defederico, após receber de Souza na área e limpar o goleiro Bruno. Ronaldo Angelim salvou o chute fraco em cima da linha.

No segundo tempo, o Flamengo tratou de cozinhar o jogo. O Corinthians, desanimado após a expulsão de Mano Menezes, também não contribuiu para manter o bom ritmo da primeira etapa, principalmente após nova expulsão, agora de Chicão, por causa de uma falta no meio-de-campo, junto à linha lateral.

Com o passar do tempo, os corintianos pararam de se preocupar com o jogo e passaram apenas a reclamar da arbitragem, e cada vez mais. O momento de maior revolta dos jogadores foi no minuto final, quando Léo Moura caiu na área corintiana em uma disputa de bola com Dodô. Roman marcou o pênalti, indignando o goleiro Felipe, que sequer foi na bola para evitar o gol do mesmo Léo Moura, já nos descontos.

RONALDO
Ronaldo não conseguiu completar sequer um tempo em seu primeiro jogo pelo Corinthians contra o seu time de coração. O camisa 9 sentiu um desconforto muscular após um pique e teve ser substituído por Souza. "Ele sentiu a coxa no momento do chute e ainda e ainda é preciso fazer um novo exame para saber se é de primeiro ou segundo grau e o tempo de recuperação", informou o médico corintiano Paulo Faria.



Siga o @EstadaoEsporte no Twitter

Programação da TV

  • 13/02 12h00

    Tênis | Brasil Open

    BandSports e SporTV 2
  • 13/02 17h45

    Siena x Roma

    Futebol | Campeonato Italiano

    ESPN Internacional
  • 13/02 19h00

    Rio de Janeiro x São Bernardo

    Vôlei | Superliga Feminina

    SporTV
  • 13/02 19h00

    Tênis | Brasil Open

    BandSports e SporTV 2
  • 13/02 22h30

    Washington Capitals x San Jose Sharks

    Hóquei | NHL

    ESPN Internacional
Programação completa

Santos goleia Linense com reservas no Paulista

  • Santos goleia Linense com reservas no Paulista
  • Corinthians vence outro clássico com São Paulo no Pacaembu e ganha moral para Libertadores
  • Palmeiras passa fácil pelo Ituano e lidera o Paulistão
Classificados de Imóveis
Carros | Empregos | Mix