ir para o conteúdo
 • 

Patrocinado por

Você está em Esportes

Marcos Assunção decide, Palmeiras bate Figueirense e respira no Brasileirão

Com um gol e duas assistências, o volante voltou a decidir jogos como no título da Copa do Brasil

22 de setembro de 2012 | 17h 45
Gabriel Melloni - AE

FLORIANÓPOLIS - O Palmeiras tirou um pouco a corda do pescoço no Campeonato Brasileiro ao vencer o Figueirense por 3 a 1, neste sábado, pela 26.ª rodada, em confronto direto na briga contra o rebaixamento. Mesmo atuando fora de casa, o time paulista foi para cima no início, conseguiu abrir 2 a 0 antes dos dez primeiros minutos e depois foi competente para administrar a vantagem.

Jogadores comemoram segundo gol do Palmeiras - Cesar Greco/FotoArena
Cesar Greco/FotoArena
Jogadores comemoram segundo gol do Palmeiras

O resultado fez o Palmeiras ultrapassar o próprio Figueirense, chegando aos 23 pontos, na 18.ª posição, contra 22 do adversário deste sábado, que é o 19.º. O time paulista que ainda está a cinco pontos do Flamengo, primeiro fora da zona de rebaixamento, volta a campo contra a Ponte Preta, no sábado que vem, no Pacaembu. No mesmo dia, os catarinenses vão ao Rio de Janeiro, enfrentar o Vasco.

Para chegar à vitória deste domingo, o Palmeiras utilizou-se de sua principal arma, que apareceu com destaque nos melhores momentos da equipe na temporada: Marcos Assunção. O volante marcou um gol e deu assistência para outros dois - de Thiago Heleno e Henrique. O time paulista ainda contou com a péssima atuação do goleiro do Figueirense, Wilson, que errou nos três gols.

As duas equipes entraram em campo extremamente pressionadas, mas o Palmeiras tinha contra si o fato de ter perdido as últimas três partidas, inclusive o clássico diante do Corinthians, na última rodada. O time paulista ainda estreava o novo técnico, Gilson Kleina, contratado junto à Ponte Preta para substituir Luiz Felipe Scolari.

Com este cenário, nada melhor para o Palmeiras do que marcar no início da partida, mas nem o mais otimista torcedor imaginava o que aconteceria. Antes mesmo dos dez minutos, os visitantes já venciam por 2 a 0.

O primeiro gol saiu aos sete minutos. Marcos Assunção bateu falta da esquerda, a defesa do Figueirense errou na linha de impedimento e Thiago Heleno, em posição duvidosa, ficou sozinho para cabecear. A bola saiu sem muita força, mas o goleiro Wilson errou, deixou a bola passar entre as pernas e entrar no gol.

O mesmo Wilson voltou a falhar dois minutos depois e permitiu que o time paulista ampliasse. Marcos Assunção cruzou para a área novamente, o goleiro saiu muito mal, atrasado, e permitiu que o zagueiro Henrique chegasse antes e cabeceasse para o gol vazio.

Assustado, o Figueirense foi para cima e teve sua primeira boa oportunidade aos 12 minutos, quando Aloisio recebeu dentro da área, girou para cima da zaga e rolou para trás. A bola passou por Caio, mas não por Botti, que dominou e bateu muito perto do ângulo esquerdo.

Aos 21 minutos aconteceu o lance mais polêmico da partida. Marcos Assunção bateu falta com perfeição, no ângulo, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio anulou o gol marcando impedimento de Valdivia. O chileno ficou pulando à frente do goleiro Wilson, em posição irregular, para atrapalhar sua visão.

O jogo era extremamente movimentado, com chances dos dois lados. Aos 25 minutos foi a vez do Figueirense criar uma grande oportunidade, com Aloisio, que achou Elsinho sozinho dentro da área. O lateral, de frente para Bruno, encheu o pé, mas acertou a trave.

Com a ampla vantagem obtida no início, o Palmeiras mudou sua proposta de jogo, se fechou e passou a apostar nos contra-ataques. O Figueirense ficava com a posse de bola no campo de ataque, mas demonstrava falta de criatividade, o que fez com que o ritmo da partida diminuísse até o fim do primeiro tempo.

Na etapa final, o jogo voltou a esquentar e logo nos primeiros minutos o time da casa perdeu grande chance, com Aloisio. Aos oito minutos, Caio desviou cruzamento da esquerda e exigiu grande defesa de Bruno.

Justamente quando a pressão parecia controlada pelo Palmeiras, o Figueirense diminuiu, aos 19 minutos. Caio recebeu na área, driblou para o meio e bateu forte, para grande defesa de Bruno. No rebote, Aloisio chegou para marcar. O goleiro palmeirense ainda desviou de novo, mas não tirou a bola do caminho do gol.

Mas foi só um susto para o time paulista, que voltou a marcar três minutos depois, em novo erro de Wilson. Após cruzamento da direita, o goleiro saiu muito mal, trombou com um zagueiro e deixou a bola no pé de Marcos Assunção. Com o gol livre, o volante só tocou.

O gol abalou muito o Figueirense, que viu sua torcida silenciar e, nervoso em campo, passou a errar demais. Julio Cesar, em belo chute por cobertura, ainda levou perigo, mas o time catarinense já não tinha mais forças para reagir.

FIGUEIRENSE 1 X 3 PALMEIRAS

FIGUEIRENSE - Wilson; Elsinho, João Paulo, Edson (Guilherme Lazaroni) e Helder; Jackson, Túlio (Julio Cesar), Claudinei e Botti (João Deretti); Aloisio e Caio. Técnico - Márcio Goiano.

PALMEIRAS - Bruno; Correa (João Denoni), Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia (Tiago Real); Maikon Leite (Mazinho) e Barcos. Técnico - Gilson Kleina.

GOLS - Thiago Heleno, aos sete, e Henrique, aos nove minutos do primeiro tempo. Aloisio, aos 19, e Marcos Assunção, aos 22 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO).
CARTÕES AMARELOS - Valdivia, Maurício Ramos, Barcos, Juninho, Maikon Leite (Palmeiras); Helder, Elsinho, Claudinei, João Paulo (Figueirense).
PÚBLICO - 11.062 torcedores.
RENDA - R$ 217.585,00.
LOCAL - Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).

LANCES DO JOGO

FRASE
Marcos Assunção (Palmeiras):
"Torcida está acreditando e nao podemos deixar de acreditar. Enquanto houver um pingo de esperança, eu como capitão, tenho que estar sempre para cima, preciso ser o espelho para eles, tenho que passar força, e a torcida também. Eu vou lutar até o final, nem que eu tenha que deixar a vida aqui no campo."

SEGUNDO TEMPO
RESUMO:
Com dois gols de vantagem, o Palmeiras voltou para a segunda etapa apostando no contra-ataque. A equipe chegou a levar um gol, mas, em seguida, Marcos Assunção foi decisivo, marcou o terceiro e decidiu o jogo para o Palmeiras.

49min - Acabou.

48min - Barcos teve a última chance da partida. Na meia-lua corta o zagueiro, mas bate para fora.

46min - Última alteração no Figueirense: sai Edson, entra o atacante Guilherme Lazaroni, tentativa final do técnico.

45min - Quatro minutos de acréscimo.

40min - Perto do fim do jogo o Palmeiras recua e tenta alguns contra-ataques. Já o Figueirense tenta, a todo custo, diminuir o placar.

37min - Palmeiras faz sua última alteração: sai Maikon Leite, entra Mazinho.

36min - Figueirense muda. Sai Botti para a entrada de João Deretti.

35min - Falta feia no meio-campo. Maikon Leite puxava o contra-ataque, e João Paulo, com um carrinho violento, para a jogada. Cartão amarelo para o zagueiro.

34min - Após escanteio ensaiado, Juninho cruza e Henrique cabeceia para fora.

32min - Falta perigosa para o Figueirense. Porém, Julio Cesar bate muito mal e manda para fora.

30min - Marcos Assunção bate, mas a bola passa por cima do gol.

28min - Claudinei faz falta na entrada da área e leva cartão amarelo. Marcos Assunção na bola.

26min - O gol do Palmeiras foi um banho de água fria na equipe da casa. Agora, o Figueirense tenta desesperadamente encostar no placar.

22min - GOOOOOOOOLLLL DO PALMEIRAS!! O Figueirense não conseguiu nem comemorar o gol e o Palmeiras aumenta o placar. Barcos cruza da direita, Wilson afasta mal e a bola sobra para Marcos Assunção chutar para o gol vazio.

20min - GOOOOOOOOLLLL DO FIGUEIRENSE!! Caio recebe cruzamento da direita, mata no peito e bate forte, Bruno faz ótima defesa, mas no rebote Aloísio, sozinho, empurra para o gol.

18min - O Figueirense cresce na partida e começa a criar perigo ao gol do Palmeiras.

15min - Caio arrisca batida de fora da área, a bola desvia em Julio Cesar e quase engana o goleiro Bruno. Tiro de meta para o Palmeiras.

12min - O Figueirense mantém a posse de bola, mas, sem criatividade, pouco assusta o gol palmeirense.

10min - Alteração no Palmeiras: Gilson Kleina tira Valdívia, que já tinha cartão amarelo, e coloca o meia Tiago Real.

8min - Após cruzamento da esquerda, a bola bate em Aloísio e Bruno faz ótima defesa, espalmando para linha de fundo.

6min - Após belo lançamento de Valdívia, Maikon Leite invade a área e vai para o chão. O juiz apenas manda o jogo seguir.

4min - Falta para o Palmeiras. Marcos Assunção bate, mas dessa vez a zaga consegue afastar.

2min - O juiz continua distribuindo cartões amarelos. Dessa vez foi para Maikon Leite, que retardou a cobrança de falta do Figueirense.

1min - Começou. O Figueirense voltou diferente: saiu Túlio e entrou Julio Cesar. O Palmeiras não fez mudanças.

FRASE:
Marcos Assunção (Palmeiras):
"Ainda não acabou o jogo, temos mais uma batalha de 45 minutos pela frente. Demos uma vacilada no final do jogo, mas temos que voltar com a mesma pegada do começo do primeiro tempo."

PRIMEIRO TEMPO
RESUMO:
Marcos Assunção fez a diferença para o Palmeiras. Após dois cruzamentos do volante, a equipe paulista marcou duas vezes e ficou tranquila na partida. Pouco perigoso, o Figueirense criou poucas jogadas após levar os gols.

47min - Acabou.

46min - Juninho faz falta e recebe mais um cartão para o Palmeiras.

45min - O zagueiro Edson arrisca de fora da área, mas a bola fica fácil para a defesa de Bruno.

43min - Barcos chuta a bola para longe, após o juiz apitar, e recebe o cartão amarelo.

37min - Palmeiras melhora no jogo e toca a bola no campo de ataque, deixando o tempo passar.

35min - Barcos divide na lateral-esquerda e a bola sobra para Maikon Leite, que invade a área e bate para a defesa do goleiro Wilson.

31min - A equipe da casa domina o jogo e pressiona o Palmeiras no campo de ataque.

30min - Primeira alteração no Palmeiras: Sai Corrêa, sentindo dores, e entra João Denoni.

25min - O Figueirense cresce no jogo e pressiona o Palmeiras. Após arrancada pela direita, Elsinho recebe e bate no travessão do goleiro palmeirense.

20min - Polêmica no jogo. Marcos Assunção marca um golaço de falta, mas o juiz assinala impedimento de Valdívia, que, apesar da posição irregular, não participou da jogada. 

16min - Após os dois gols, Palmeiras diminuiu o ritmo e dá espaço para o Figueirense jogar.

12min - O Figueirense chega pela primeira vez com perigo ao gol do Palmeiras. Botti recebe e tenta bater com efeito, mas a bola passa ao lado do gol de Bruno.

8min - GOOOOOOOOLLLL DO PALMEIRAS!! Marcos Assunção, agora com a bola rolando, cruza, de esquerda, na cabeça de Henrique. O zagueiro sobe com o goleiro, leva a melhor, e manda para o fundo do gol.

7min - GOOOOOOOOLLLL DO PALMEIRAS!! Decisivo na Copa do Brasil, Marcos Assunção cobra falta na cabeça de Thiago Heleno, que, sozinho, cabeceia por baixo do goleiro do Figueirense.

5min - Palmeiras chega pela primeira vez. Em boa troca de passes, Corrêa cruza para Barcos que cabeceia para a fácil defesa de Wilson.

2min - Valdívia faz falta sem bola e recebe o primeiro cartão do jogo.

1min - Começou. As duas equipes se encontram na zona de rebaixamento, precisando da vitória para tentar escapar da degola. Gilson Kleina estreia no comando do Palmeiras e tenta reverter a situação no clube paulista.




Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

VÍDEOS


Siga o Estadão

Programação da TV

  • 24/04 Agora

    Lanús x Santos Laguna

    Futebol | Libertadores

    FOX Sports 2
  • 24/04 15h30

    Macerata x Perugia

    Vôlei | Liga Italiana Masculina de Vôlei

    BandSports
  • 24/04 16h05

    Benfica x Juventus

    Futebol | Liga Europa

    Esporte Interativo
  • 24/04 16h05

    Sevilla x Valencia

    Futebol | Liga Europa

    ESPN Brasil
  • 24/04 17h00

    Provas

    Natação | Troféu Maria Lenk

    SporTV
Programação completa

20 anos sem Dener

  • 20 anos sem Dener
  • Lúcio acredita no título da seleção brasileira na Copa
  • Lúcio fala sobre o Brasileiro e compara Kleina com técnico da Suíça



Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo